Começa nesta segunda-feira (4) a campanha para vacinação da população de Mato Grosso do Sul contra sarampo e influenza. A primeira etapa de imunização começa com idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde.

Contra o vírus causador da gripe, os dois grupos poderão se vacinar até 2 de maio e, a partir daí, começa a imunização de crianças entre seis meses e cinco anos.

Em relação ao sarampo, a vacina estará disponível primeiro para o público infantil de seis meses e cinco anos, além de profissionais da área da saúde. Estima-se que existam 193.440 crianças no território estadual.

“Nesta primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente, precisarão tomar a vacina contra gripe”, reforçou o Geraldo Resende, titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), em publicação oficial no site da secretaria em março.

O secretário ainda alertou sobre a importância de os pais levarem as crianças para se vacinarem, não só contra a influenza e o sarampo, mas contra a covid-19 também. “Então, a partir do dia 4 de abril, procure uma unidade de saúde para se vacinar”, completou.

Crianças – De acordo com o Ministério da Saúde, para as crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve ser considerado o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Segunda etapa – A segunda etapa de imunização acontece entre os dias 03 de maio e 03 de junho, da seguinte forma:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.