Mato Grosso do Sul bateu a marca de 30 cidades que conseguiram imunizar mais de 100% do público-alvo contra a Covid-19, é que afirmou nesta quarta-feira (14/7), durante coletiva, o secretário de Saúde Geraldo Resende.

Conforme o secretário, esses munícipios conseguiriam bons resultados depois de receberem e aplicarem doses da D1, D2 e dose única. Resende apontou que as cidades também aproveitaram as doses residuais das vacinas e conseguiram imunizar o público-alvo maior do que aquele que o Ministério da Saúde havia estipulado. (Veja abaixo o ranking das 30 cidades).

30 cidades de MS chegam a 100% de público-alvo vacinados — Foto: Redes Sociais

Até esta quarta, já foram aplicadas em todo Mato Grosso do Sul 2.081.761 doses no público da meta vacinável. Com a D1 e Dose Única (DU) 70,84% e com a D2 e Dose Única, 37,58% das pessoas foram imunizadas.

Conforme o secretário, os municípios que mais aplicaram doses da D1, D2 e DU são: Eldorado, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Sonora e Douradina.

O secretário ainda destacou que o reflexo da vacinação já pode ser notado com os bons resultados. A atual taxa de contágio, por exemplo, está em 0.92%. A fila de espera no estado por um leito de UTI ou clínico está com 34 pessoas. Sendo 29 na regulação de Campo Grande, 1 paciente na de Dourados e 4 na regulação do estado que registrou hoje 653 pessoas internadas por decorrência da covid.

Geraldo ainda ressaltou a importância das medidas restritivas como uso de máscara e distanciamento social, pois nas últimas 24 horas foram registrados 31 mortes, 20 somente em Campo Grande. Outras 381 pessoas testaram positivo para a doença.

Fonte: Por Flávio Dias, G1 MS — Campo Grande