Campo Grande faz aniversário de 122 anos nesta quinta-feira, 26 de agosto. No entanto, em razão da antecipação do feriado para março deste ano como uma das medidas adotadas pela prefeitura para conter o avanço do coronavírus, a data será celebrada com o funcionamento “quase” normal de atividades e serviços públicos e privados.

Veja como será o funcionamento das principais atividades e serviços públicos e privados:

Transporte

Funcionamento normal. Segundo o Consórcio Guaicurus a frota vai circular com a mesma quantidade de ônibus de um dia normal. Não haverá desconto na passagem em comemoração ao aniversário da cidade

Comércio e Varejo

Funcionamento normal. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (Acicg), com o decreto que antecipou o feriado, existe a comemoração pela data, mas para efeitos jurídicos, o 26 de agosto deste ano não é feriado.

Shoppings

Funcionamento normal.

Shopping Campo Grande

  • A praça de alimentação, os serviços de lazer e todas as lojas irão funcionar normalmente das 10h às 22h.

Shopping Norte Sul

  • A praça de alimentação, os serviços de lazer e todas as lojas irão funcionar normalmente das 10h às 22h.

Shopping Bosque dos Ipês

  • A praça de alimentação, os serviços de lazer e todas as lojas irão funcionar das 11h às 21h. Já o Detran e posto de atendimento Fácil, locados no shopping, ficarão fechados.

Pátio Central Shopping

  • Todos os serviços funcionarão normalmente das 8h às 19h, e praça de alimentação até às 20h.

Bancos

Funcionamento normal. Conforme a Federação Brtasileira de Bancos (Febraban), nas datas originais dos feriados municipais e estaduais que tenham sido antecipados, como é o caso do aniversário de Campo Grande, haverá atendimento bancário normal. Portanto, os bancos funcionarão normalmente das 11h às 16h.

Lotéricas

Funcionamento normal. A rede de lotéricas irá trabalhar normalmente no feriado, das 8h às 18h, respeitando seus horários de funcionamento. “Por se tratar de uma antecipação de feriado, além dos serviços de recebimento de contas, as loterias da caixa também serão sorteadas no dia 26”, afirma Ricardo Amado Costa, presidente Sindicato dos Agentes Lotéricos de Mato Grosso do Sul(SINAL MS).

Justiça Estadual

Feriado. A Justiça Estadual não vai ter expediente em Campo Grande na quinta-feira (26), feriado para celebrar os 122 anos da cidade, nem na sexta-feira (27), que será ponto facultativo.

Apesar de o feriado ter sido antecipado, em março, o órgão na época decidiu manter o funcionamento por isso, adota a folga nestes dois dias.

Conforme o TJMS, o plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

Fonte: G1 MS