Mato Grosso do Sul é conhecido pelas belezas naturais e rios de água cristalina, mas ainda tem gente que não conhece todas as atrações que o estado oferece. Para quem deseja viajar gastando pouco e fugir da badalação do fim de ano, o Site PORTAL 67 selecionou alguns destinos turísticos para você conhecer e programar sua viagem sem precisar ir muito longe.

Com uma grande variedade de atrativos naturais, há opções para os turistas mais aventureiros, os que gostam de observar aves, para aqueles que amam contemplar o pôr-do-sol, os que gostam de pescar e para os apaixonados por gastronomia regional.

COFIRA A SELEÇÃO FEITA PELO SITE PORTAL 67:

1.ALCINÓPOLIS

Formações rochosas
de Alcinópolis Foto: Divulgação

Localizado a 315km de Campo Grande, o município de Alcinópolis é perfeito para quem gosta de conhecer um pouco da pré-história. Para chegar lá, é possível ir de carro ou ônibus intermunicipal.

O grande destaque é o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, que está localizado dentro de outra Unidade de Conservação, o Monumento Natural Serra do Bom Jardim. O Parque abriga vestígios dos antigos habitantes que viveram ali há quase 11 mil anos.

O passeio conta com uma trilha de 900 metros e tem duração de 1 hora. Neste período, os turistas terão acesso a artes rupestres, como gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formação rochosa. É uma experiência única!

 

 

 

 

 

2.APARECIDA DO TABUADO

Vista aérea da praia de Aparecida do Taboado Foto: Divulgação

 

Localizada na região leste do estado a 442km de Campo Grande, são oito quilômetros de praia com areia branca na área que foi represada para suprir a usina hidrelétrica de Ilha Solteira. O resultado é um lago com as águas do Rio Paraná.

O município possui mais de 400 ranchos ao longo da orla, que costumam ser bastante procurados durante os feriados prolongados, conforme a administração municipal. Para atender os visitantes, o local também possui pousadas e restaurante.

 

 

 

 

 

 

3.COSTA RICA

Localizada na região Norte do Estado, a 339km da capital é um dos destinos ecoturismo de Mato Grosso do Sul onde a rica biodiversidade chama a atenção. Para quem procura contato com a natureza e gosta de esportes radicais, Costa Rica é o destino ideal. Dentre as principais atrações estão o rapel, rafting, tirolesa, arvorismo e cachoeiras, entre tantas outras.

Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

Cachoeira do Salto Majestoso Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú Foto: Arquivo

Cachoeira do Salto Majestoso Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú Foto: Arquivo

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizada a três quilômetros da cidade, deve fazer parte do roteiro de quem está programando para conhecer Costa Rica. A prática de esportes de aventura como rapel e rafting e tirolesa proporciona ao turista uma visão da cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, pura diversão. A atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, a qual apresenta uma rica biodiversidade. Nas corredeiras do Rio Sucuriú a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting, no qual descem 8 km de corredeiras em um percurso de 2 horas e meia. Outra opção é o arvorismo. São nove estações onde o visitante percorre 171 metros sobre a copa das árvores preso a cabos de aço.

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

Vista aérea do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari Foto: Divulgação

Vista aérea do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari Foto: DivulgaçãoA 64 km do município é um importante corredor ecológico do Cerrado-Pantanal, abrange Costa Rica e Alcinópolis. O Parque foi criado devido à iniciativa da população preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os Sítios Arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes canyons, trabalho de milhões de anos de escavação na borda ocidental do Planalto Central Brasileiro, onde o pôr do sol é algo inesquecível.

Os sítios arqueológicos remontam a 11 mil anos e registram os Peaberus (antigas rotas), onde se encontram vestígios em cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região, formando cenários de grande beleza e rica diversidade da fauna e flora, com potencial para prática do turismo contemplativo, ecoturismo, turismo científico, pesquisa e educação ambiental.

Cachoeira das Araras

Cachoeira das Araras Foto: Arquivo

 

 

Localizado na Rodovia que liga Costa Rica a Alcinópolis, a distância é de 45 quilômetros da cidade. Uma queda com 30 metros de grande beleza, apresenta uma vegetação rica em espécies do cerrado, mata estacionária e ciliar de encosta com formação de vale profundo.

 

 

 

Parque Natural Municipal da Lage   

Vista aérea do Parque Municipal da Lage

 

Está localizado às margens da rodovia MS-306, a 32 km de Costa Rica. O parque possui um balneário natural composto por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages, e piscinas com toboáguas, e um pequeno canyon com saltos, grutas sob pedras, trilhas, corredeiras dentro da mata virgem, cuja as belezas poderão ser observadas nos mirantes.

 

 

 

 

 

Parque Nacional das Emas

Cupins Luminosos no Parque Nacional das Emas

 

Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco), possui vegetação predominante de cerrado e vasta diversidade de flora e fauna. É também conhecido como um dos mais ricos ecossistemas da América Latina. A natureza impressiona e reserva inúmeras surpresas, como o raro fenômeno dos cupins luminosos (Bioluminescência dos Cupinzeiros, que acontece entre os meses de outubro e dezembro), denominada “As luzes de chapadões” consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul esverdeada produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros. O parque é cortado pelas águas cristalinas do Rio Formoso e Rio Jacuba, proporcionando um visual de rara beleza.

 

 

 

 

4.ELDORADO

Praia no Distrito de Porto Murumbi pertencente ao município de Eldorado

 

Localizado a 450 km de campo grande, a praia fica no distrito de Morumbi, em Eldorado, onde antigamente existia o Porto de Morumbi, banhado também pelo Rio Paraná. O local, além de tranquilo, oferece uma extensa área coberta de areia. Aos turistas são oferecidos também serviços de passeios de caiaque estilo contemplação.

 

 

 

 

5.ITAQUIRAÍ

Vista do pôr do sol na Prainha da Amizade em Itaquiraí Foto: Divulgação

No extremo sul do Estado, a 413 km de Campo Grande em Itaquiraí está localizada a praia artificial Praia da Amizade, às margens do Rio Paraná. A praia possui uma completa estrutura para receber bem os turistas ou visitantes.

Próxima ao Porto Santo Antônio, numa área de 8.5421 hectares, composta por bosque com área de camping de 600 metros de comprimento e capacidade para no mínimo 400 barracas, 102 churrasqueiras de concreto, duchas, banheiros e sanitários, o local é um paraíso para os amantes da natureza, com pista de caminhada, gruta e uma cachoeirinha. A Praia da Amizade fica a 20 quilômetros de Itaquiraí e a entrada é gratuita.

 

 

 

6.PARANAÍBA

Praia de Paranaíba: sombra e água fresca

 

Localizada a  408km de Campo Grande, o município possuí uma orla de água doce banhada pelo Rio Paranaíba.

Além das praia doces, opções de trilha de aventura e atrações como cachoeiras estão próximas da população no município. Esse, aliás, é apontado pelo Ministério do Turismo como um diferencial nas praias doces, também chamadas praias de rios.

 

 

 

 

7.RIO VERDE

Fazenda Igrejinha Foto: Silas Ismael/Redes Sociais

Localizado a 189km de Campo Grande,  o município de Rio Verde é velho conhecido dos sul-mato-grossenses adeptos de uma vida ao ar livre, o município possuí várias pousadas com acesso a cachoeiras, onde é possível se hospedar com a família e aproveitar uma queda d´água. É garantia de sucesso e relaxamento.

Outra opção é a observação de pássaros, como ocorre na Fazenda Igrejinha. O birdwatching é garantido, assim como a visão de um mirante e até o encontro com arte rupestre também.

Toda essa beleza é porque a propriedade fica em uma área de transição entre o Planalto Central e a Planície Pantaneira.