O site Portal 67 realizou uma série de entrevistas com Deputada Federal Bia Cavassa destacando e enaltecendo o excelente trabalho realizado em Brasília durante todo ano de 2021, nesta reportagem iremos tratar de um tema bastante discutido e de extrema importância, além de representar uma das bandeiras de luta da parlamentar a violência contra as mulheres.

De acordo com Bia, apesar dos índices crescentes de violência contra mulher, foi na Câmara Federal que conquistamos uma grande entrega à comunidade de uma nova lei.  O sinal vermelho em X na mão é mais uma forma de denúncia contra o crime de violência a mulher. As vítimas podem apresentar um sinal de X na mão, em cor vermelha, nas farmácias, polícia ou em órgão de segurança pública e estabelecimentos, que estarão solicitando ajuda, pois sofrem violência.

Segundo a parlamentar, “a Lei é uma grande medida ao enfrentamento de agressões contra as mulheres e veio no mesmo ano em que se comemorou os 15 anos da Lei Maria da Penha. Legislação esta que classifica os tipos de abuso contra a violência de gênero, em cinco categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica. A informação é o principal meio para evitar novos abusos, por isso, se presenciar alguma situação ou ser vítima de uma, denuncie a orientação é ligar imediatamente para o  Disque 100 ou 180” , pontuou a deputada.

Reunião com autoridades em Dourados.

Em busca de justiça social debatemos a segurança dos povos indígenas e combate a violência contra mulheres e crianças, na primeira visita da Ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), em Dourados, no final de 2021. Após um crime bárbaro que chocou o país.

A audiência pública foi realizada com lideranças, gestores municipais, representantes do Governo Estadual e Federal para encontrar uma proposta de interesse coletivo para combater a violência indígena. Na oportunidade, foram ouvidos os indígenas e foi proposto soluções para minimizar os problemas vivenciados pelo dia a dia da comunidade e no combate a violência de mulheres e crianças.

Indígenas durante solenidade.

Deputada Bia Cavassa e Ministra Damares Alves

O trabalho pautou em memória da indígena, Raíssa, de apenas 11 anos, vítima de estupro coletivo. Após ser violentada sexualmente, foi jogada de uma ribanceira por integrantes da própria comunidade, sendo encontrada morta. Após a primeira reunião realizada no segundo semestre de 2021, a ministra Damares Alves retornou ao estado, no município de Dourados, na última sexta-feira (28), afirmando que deu início ao trabalho, onde oito ministérios irão liberar recursos e executar obras em parceria com Governo e Prefeitura, além do anúncio realizado da construção da Casa da Mulher em Dourados.

Para deputada Bia Cavassa, “a busca é constante para melhorarmos ainda mais as políticas públicas onde se desenvolvam de forma consistentes a atuação dentro da área contra qualquer tipo de violência contra as mulheres e sabemos que isso faz a diferença na vida diária da população indígena. Em Mato Grosso do Sul a presença do povo indígena é muito forte, temos 32 municípios com áreas indígenas e um total de 90 aldeias dentro do estado. E com apoio  do Governo Federal com oito ministérios, Governo Estadual e Municipal os avanços serão ainda maiores na qualidade de vida e segurança das crianças e das famílias indígenas” , pontuou a deputada.