Faltam poucos dias para a Corrida do Pantanal, prova realizada pela TV Morena em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). A competição ocorre no domingo (9) e conta com três percursos, um de caminhada e dois de corrida.
O professor de educação física e corredor de rua, Leomar da Silva Soares, que compartilhou 5 dicas imperdíveis para quem vai participar da prova. Confira a seguir:
1. Conheça o percurso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/o/n/r7Mn6qTfCBkDKLPP1UKw/mapa-percurso-5km-1536x962-1-.jpg)
Percurso da caminhada de 5km. — Foto: Divulgação
A Corrida do Pantanal terá três percursos: caminhada de 5km e corridas de 7km e 15km. Seja qual for a categoria escolhida pelo participante, o professor de educação física afirma que é necessário conhecer o percurso.
“Fazer o percurso, seja caminhando, em uma corrida leve, de bicicleta ou em último caso, de carro, dependendo do tempo, mas é imprescindível que a pessoa conheça o percurso antecipadamente”, diz.
O profissional explica que essa atitude é necessária para que o participante perceba os detalhes do caminho. “As diferenças de subida e descida, curvas”, comenta.
2. Boas horas de sono e alimentação balanceada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/K/Q/hgKoVqQcmP0Plxm4sbvA/istock-1316229396.jpg)
Privação de sono compromete o funcionamento do sistema imune e favorece o agravamento de viroses eu atleta — Foto: Istock Getty Images
A rotina que antecede a corrida também é importante. O educador físico ressalta o papel fundamental de boas horas de sono e uma alimentação balanceada nos dias que antecedem a prova.
“É muitíssimo importante, principalmente na semana da corrida, boas horas de sono, que a pessoa consiga ter uma quantidade adequada de horas de sono, de 6h a 8h de sono, isso é muito importante, é regenerativo”, explica.
Aliado ao sono é fundamental ter uma alimentação balanceada. “Principalmente um dia antes da corrida, uma alimentação leve, proteínas leves, nada de comidas pesadas, gordurosas, evitar o sal, todos fatores que podem sobrecarregar o organismo ou provocar desidratação”, completa.
3. Treinamento leve
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/n/7/DTV8gKRGiYquk6Kzc7cA/clubezdezcorrida-b.jpg)
Treinamentos leves são recomendados para os dias que antecedem a prova. — Foto: Fiems/Reprodução
Os treinamentos são fundamentais nos preparativos para a prova, porém nos últimos dias antes da Corrida do Pantanal a recomendação do profissional é que o participante faça treinamentos mais leves.
“O treinamento não pode ser um treinamento intenso nos três últimos dias antes da corrida. Principalmente, na prova de 15km, que é um pouco mais longa, a pessoa não pode fazer um treinamento mais intenso nos três últimos dias, é importante ela já estar se resguardando em questão muscular, questão cardiorrespiratória”, pontua o educador físico.
Além disso, Leomar da Silva Soares comenta que treinos no local da prova vão ajudar no dia da corrida. “Ainda dá tempo de fazer um ou dois treinos no horário da corrida para que você vá adaptando o seu organismo ao clima, ao horário, porque tem as peculiaridades do horário”, detalha.
4. Hidratação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/R/O/fV33WNRBqndzktqhxVXQ/istock-1372734248.jpg)
Hidratação é fundamental durante a prova. — Foto: Istock Getty Images
Para o grande dia da prova, a recomendação principal do especialista é manter o corpo hidratado.
“Durante a corrida é fundamental a reidratação. Mesmo que o atleta não esteja sentindo sede, é fundamental a reidratação. Tem os pontos de reidratação que são muito bem organizados e a pessoa tem que estar atenta a isso, não pular nenhum ponto de reidratação, não deixar de beber água ao longo da corrida”, comenta o professor de educação física.
A água é fundamental para o bem-estar do organismo. “Mesmo não estando com sede, principalmente pelo nosso clima, pelo calor que nós temos na nossa cidade, na nossa região”, acrescenta.
5. Divirta-se
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/F/g/UjBE5wSCiLl3R72E3iUw/whatsapp-image-2022-10-04-at-18.31.18.jpeg)
Faltam poucos dias para a Corrida do Pantanal. — Foto: Divulgação
Além de todas as dicas práticas para o dia da corrida, o professor de educação física é categórico ao colocar a diversão como um dos elementos principais para a prova.
“Que a pessoa não coloque uma pressão, de que está indo para uma corrida, precisa fazer resultados, baixar recordes. Às vezes a diversão que aquele momento pode proporcionar acaba dando lugar para a ansiedade”, comenta.
Para isso, controlar a ansiedade é importante. “Às vezes sobe a adrenalina da pessoa, ela sai em um ritmo muito forte e acaba chegando na metade do caminho, até desiste. É interessante a pessoa saber dosar e controlar a ansiedade. Uma corrida dessa geralmente são milhares de pessoas, o clima é muito legal, aquele ambiente todo”, cita.
Por fim, o educador físico ressalta o papel importante da atividade física em uma vida equilibrada e saudável. “A atividade de corrida hoje é uma das principais atividades físicas que tem, em termos para eliminar a ansiedade, ajudar a combater a depressão, então a corrida é uma atividade física muito completa”.
“Ao contrário do que se prega, não é uma atividade individual. A corrida hoje tem sido cada vez mais em grupo, cada vez mais coletiva. Se divertir é a dica básica para quem vai fazer a prova”, finaliza. Por: G1/MS







