O início de 2025 tem sido marcado por uma estatística alarmante em Mato Grosso do Sul: uma mulher foi assassinada pelo companheiro ou ex-companheiro a cada quatro dias. No curto período de 26 dias, entre 4 de fevereiro e 1º de março, seis mulheres foram vítimas de feminicídio no estado.

Diferentes idades, diferentes histórias, diferentes contextos sociais. No entanto, um padrão cruel se repete: todas foram mortas por homens que diziam amá-las.

Os Casos de Feminicídio Registrados

Abaixo, você pode relembre cada caso e as circunstâncias esclarecidas até o momento.

  • Karina Corim (Caarapó) – 4 de fevereiro
Karina Corim, morava em Caarapó (Foto: Redes sociais).

Morta a tiros pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. O autor também matou uma amiga de Karina e depois tirou a própria vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Vanessa Ricarte (Campo Grande) – 12 de fevereiro
Vanessa Ricarte morava em Campo Grande (Foto: Redes sociais).

Jornalista e servidora pública, foi esfaqueada pelo ex-companheiro no mesmo dia em que buscou proteção policial contra ele. O caso levantou questionamentos sobre falhas no atendimento a mulheres vítimas de violência.

  • Juliana Domingues (Dourados) – 18 de fevereiro

Assassinada a golpes de facão pelo marido, na presença do filho do casal. O autor fugiu, mas foi preso posteriormente.

  • Miriele dos Santos (Água Clara) – 22 de fevereiro

Miriele morava em Água Clara (Foto: Redes sociais).

Baleada pelo ex-companheiro em casa. O suspeito fugiu, mas foi capturado dias depois. Mensagens comprovam que Miriele vinha sendo ameaçada antes do crime.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Emiliana Mendes (Juti) – 24 de fevereiro
    Estrangulada e deixada em um colchão para simular morte natural. O autor confessou o crime após ser preso caminhando pela rodovia.

 

  • Gisele Cristina Oliskowiski (Campo Grande) – 1º de março

Morta a pedradas e queimada em uma cova rasa pelo namorado, que tentou justificar o crime como uma reação a um tapa.

Onde Buscar Ajuda

Se você ou alguém que conhece está em situação de violência doméstica, há diversas formas de buscar apoio:

  • Casa da Mulher Brasileira (Campo Grande): Rua Brasília, s/n, Jardim Imá. Atendimento 24h. Contato: 153.
  • Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180 para orientação e acolhimento.
  • Emergências: Ligue 190 para acionar a Polícia Militar.
  • Promuse (PM-MS): Atendimento via WhatsApp no número (67) 99180-0542.
  • Denúncias contra a atuação policial: Contato com a Corregedoria da Polícia Civil pelo telefone (67) 3314-1896 ou o GACEP/MPMS nos números (67) 3316-2836 / (67) 3316-2837 / (67) 9321-3931.

A violência contra a mulher é um problema grave e precisa ser combatida com urgência. Denuncie, busque ajuda e compartilhe esta informação para que mais mulheres possam se proteger.