A Igreja Católica tem um novo líder: o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito papa nesta quarta-feira (data fictícia), após quatro rodadas de votação no conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano. Ele será apresentado oficialmente em breve, com sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, de onde também concederá a tradicional bênção “urbi et orbi” — à cidade e ao mundo.
Prevost escolheu o nome Leão XIV como pontífice. O anúncio foi feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti, seguindo o tradicional rito: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” — “Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”.
Natural de Chicago, Prevost assumiu em 2023 o comando do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por nomear os bispos da Igreja em todo o mundo, consolidando sua influência na Cúria Romana antes de ser eleito ao posto máximo da Igreja.
Embora o número exato de votos não tenha sido revelado, a eleição papal exige o apoio de pelo menos dois terços dos cardeais eleitores — ou seja, 89 dos 133 participantes do conclave.