Depois de receber 195 inscrições de grupos do Brasil, Chile e Argentina, a IX Pantalhaços – Mostra de Palhaços do Pantanal divulgou os 13 espetáculos selecionados. Ao todo, serão 16 apresentações entre os dias 4 e 10 de dezembro, em Campo Grande.

O evento reúne artistas de várias regiões e sotaques do riso, e se consolida como um dos principais encontros da palhaçaria no Centro-Oeste. A programação mistura nomes experientes e novos artistas, com trabalhos que vão do circo tradicional às propostas mais contemporâneas. O destaque internacional vem da Argentina, reforçando o caráter latino-americano da mostra.

Para Anderson Lima, do grupo Flor e Espinho Teatro, um dos organizadores, a seleção reflete o espírito do evento. “Buscamos o riso em todas as suas formas, mostrando que o palhaço é um ser profundamente humano”, diz.

Mauro Guimarães, do Circo do Mato, também celebra a diversidade da programação. “A Pantalhaços é um espaço de encontro entre gerações, estilos e corpos diferentes, que fazem do riso uma forma de resistência”, afirma.

A produtora Laila Pulchério explica que a curadoria é sempre um desafio. “Levamos em conta a qualidade artística, a parte técnica, o orçamento e o equilíbrio da programação, para atender públicos diversos”, destaca.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Cultura de MS.

Espetáculos selecionados:

“Apalhassadamuzikada… Uma Sinphonia Engrassada!” – Cia. Turma do Biribinha de Circo e Teatro (Arapiraca/AL)
“Batalha” – Dagmar Bedê (Belo Horizonte/MG)
“Desajustada” – Cia Pé de Vento (Florianópolis/SC)
“Fuzarca” – Trupior (Dourados/MS)
“Jerônimo Show” – Circo Caramba (Americana/SP)
“La Trattoria” – Los Circo Los (São Paulo/SP)
“Mix Dux” – Circo Dux (Rio de Janeiro/RJ)
“Noites de Circo” – Família Morales (Rio de Janeiro/RJ)
“Saltimbembe Mambembancos” – Rosa dos Ventos (Presidente Prudente/SP)
“Tictac – Um Esquete sobre o Tempo” – Lucas Spirandeli e Wagner Pincela (Três Lagoas/MS)
“Vendê – Graça na Praça” – Challito (Nova Alvorada do Sul/MS)
“Xou do Xac” – Mutanti Lab de Criação (Belo Horizonte/MG)
“Latin Duo” – Necochea/Argentina (duas apresentações)