De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor deve voltar para Mato Grosso do Sul na próxima semana. A queda nos termômetros ocasionadas pelas chuvas devem durar somente até este domingo (29/8).
“A partir de segunda-feira (30/8), já começa abrir o tempo, temperatura começa a esquentar e vai atingir os 32 ºC, 34ºC. Provavelmente vai ser uma semana bem quente”, alertou o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.
Em Corumbá, na região Pantaneira, o clima vai beirar os 40º C, e a umidade relativa do ar pode voltar a cair, atingindo os 15%.
Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a umidade ideal para a saúde humana está entre 50% e 60%.
Na Capital, o ar também volta a ficar seco. No início da semana, vai permanecer na casa dos 20%, mas no dia 3 de setembro, pode chegar aos 15%.
“Mais para o final da semana que vem, depois do dia 3, a umidade vai estar muito baixa. Contudo, no sábado já pode voltar a chover, o que vai dar uma aliviada. Então vai ser uma semana quente, mas com possibilidade de chuvas no final dela”, ressaltou Melo.
Enquanto o calor não chega, as temperaturas continuam amenas neste fim de semana. Existe a possibilidade de chuva em todo o Estado entre hoje (28) e amanhã.
Com média de 29,3 milímetros (mm) de chuvas na noite de sexta-feira (27) em Campo Grande, a temperatura caiu para 20ºC e não deve passar dos 26 ºC.
A umidade relativa do ar se elevou consideravelmente, chegando a atingir 90%.
Inverno
A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.
O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.
Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.
Fonte: Correio do Estado