O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, foi eleito, por unanimidade, Vice-Presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), durante a reunião ordinária do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União), na última quarta-feira (25/8), em Brasília.
Na ocasião, o Chefe do MPMS foi representado pela Secretária-Geral da Instituição, Bianka Karina Barros da Costa. Alexandre Magno, juntamente com a comitiva do Ministério Público Estadual, acompanhou a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que aprovou a indicação do Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada ao Ministério Público dos estados. A indicação será submetida ao Plenário.
O GNCOC congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do CNPG, para combater o crime organizado, que atinge todo o País. Atualmente, é presidido pela PGJ do MPRR, Janaína Carneiro Costa.
Formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECOs), o Grupo trabalha de maneira integrada com as polícias (civil, militar, federal e rodoviária federal), a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as receitas estadual e federal, a Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.
Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC pretende disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.
Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS – com informações do CNPG