O dólar opera em alta nesta quarta-feira (8/9), diante do acirramento das tensões políticas após os atos com pautas antidemocráticas de 7 de Setembro, e do discurso golpista do presidente Jair Bolsonaro durante as manifestações.

Às 11h50, a moeda norte-americana subia 1,97%, vendida a R$ 5,2781. Veja mais cotações.

Na segunda-feira, o dólar fechou em queda de 0,14%, a R$ 5,1760. Com o resultado, acumulou alta de 0,12% no mês. No ano, há recuo de 0,22% ante o real.

Cenário

Os mercados avaliam nesta quarta os desdobramentos políticos de 7 de Setembro. Protestos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro marcaram o feriado da Independência no Brasil. Os atos aconteceram em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF), e em um contexto de queda na popularidade e nas avaliações sobre a administração Bolsonaro – e de uma acentuada crise econômica.

Durante os atos, o presidente fez ameaças golpistas, ao atacar o sistema eleitoral brasileiro, integrantes do STF e governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate ao coronavírus. Bolsonaro dirigiu os principais ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes – e afirmou que não irá cumprir decisões dele.

As ameaças de Bolsonaro foram repudiadas por governadores e parlamentares, com aumento de apoio a um possível impeachment do presidente.

Fonte: Por G1