Com a tempestade de areia e o vendaval que atingiu nosso Estado, vimos diversas árvores caíram. O cenário foi de um caos total, após 72h da tempestade ainda havia moradores sem energia.

E o que quero alertá-los nesse momento é sobre os riscos da poda de árvores e do contato com a rede de energia. De acordo com a NR 35, considera-se trabalho em altura, toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
E para se fazer qualquer tipo de serviço acima de 2,00 m é necessário treinamento por profissional habilitado. A falta de conhecimento nesse tipo de trabalho pode ocasionar acidentes graves e fatais, o que chegou a ocorrer na nossa Capital.

A Norma Regulamentadora busca, principalmente, antecipar os riscos no trabalho em altura, utilizando metodologias adequadas para que o trabalho seja realizado de forma segura.

A Defesa Civil, os Bombeiros e a Energisa estão totalmente capacitados para estes serviços. Que possamos ter a consciência que muitas vezes é melhorar esperar o pessoal qualificado, do que correr risco de morte.

Keiciane Brasil – Consultora Ambiental