A Honda deu início ao processo de transferência de produção de veículos, saindo de Sumaré para Itirapina, ambas no interior de São Paulo. A fábrica atual é responsável pela produção dos modelos City, Fit, W-RV, H-RV e Civic, mas nem todos esses irão para a nova unidade.
Esse processo será gradativo com previsão de fim em dezembro. O Fit já está saindo de Itirapina e assim será até dezembro quando a produção do monovolume se encerra definitivamente por aqui. Em novembro a nova fábrica da Honda começa a fabricar a nova geração do City na carroceria Sedan, mas até março está previsto a chegada do City Hatch.
O W-RV também deve vai ser fabricado em Itirapina ainda em 2021 sem nenhuma novidade importante. Quanto ao H-RV sua chegada só deve acontecer em 2022 com a nova geração que será maior e muito mais tecnológica, concorrendo diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
O caso mais drástico é do Civic que, após o fim da produção em Sumaré, deixará o mercado brasileiro temporariamente e só volta em 2022 importado e em versão única, a Touring Turbo, mas existe ainda a possibilidade da Honda decidir trazer a versão híbrida como opção de nicho. De toda forma até o final desse ano o Civic deixará de ser nacional após 24 anos de produção local.
Créditos do texto: Jhony de Souza