A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana (PA-GCM) resgatou periquitos, cutia, curiango e curiaca nos últimos quatro dias em diferentes regiões de Campo Grande.

Um curiango, espécie de ave da família Caprimulgidae, foi capturado pelas equipes da PA-GCM na Rua Deolinda Pereira de Souza, Bairro Pioneiros, na sexta-feira (8/10).

O animal, que não conseguia voar, estava no chão da lavanderia de uma casa. Ao ser resgatado, a Patrulha Ambiental verificou que ele estava com um ferimento na asa esquerda. Com isso, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Três filhotes de periquitos foram capturados pelas equipes da PA-GCM na Rua Edicel Menezes de Nogueira, Bairro Rouxinóis também na sexta-feira.

Os pássaros estavam caídos no chão quando foram encontrados por uma moradora que os conteve em uma caixa de papelão e na manhã seguinte acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Por serem filhotes, a GCM os encaminhou para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Uma curiaca, espécie de ave da família dos tresquiornitídeos, foi capturado pelas equipes da PA-GCM no Bairro Jardim Pênfigo, nesta sexta-feira (8). O animal estava caído nos fundos de uma residência e também foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Uma cutia também foi resgatada pelas equipes da PA-GCM na Avenida Duque de Caxias, Vila Alba. Ele estava trafegando pela avenida quando o denunciante acionou o número 153 da GCM com medo do animal ser atropelado.

O animal foi solto no Centro de Educação Ambiental na Reserva Natural Imbirussú.

Resgate de animais

A Patrulha Ambiental da GCM está capacitada para atender ocorrências que envolvem animais em Campo Grande.

O objetivo é garantir a proteção da população, integridade dos animais e evitar ou reduzir acidentes no momento de manejo do animal. Capturas, denúncias e pedidos de socorro, ajuda ou auxílio podem ser feitos pelo número “153”. O telefone é único, gratuito e funciona 24 horas.

Fonte: Correio do Estado