Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul não registraram nenhuma morte por covid-19 nesta segunda-feira (11/10) e terça-feira (12/10), conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O recorde de óbitos ocorreu em meados de março, quando o Estado registrou 74 mortes em um único dia.
O avanço da vacinação reflete na queda do número de testes positivos, internações, óbitos, taxa de letalidade e contágio por covid-19. A campanha de imunização contra covid-19 começou em 19 de janeiro de 2020 em Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul tem 60,98% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, com as duas doses ou dose única da vacina. Este percentual representa 1.713.048 pessoas, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Se contar o público acima de 18 anos, o percentual sobe para 79,51% da população sul-mato-grossense. O Estado tem 77,07% do público geral vacinado com pelo menos uma dose da vacina. Este percentual abrange 1.930.438 sul-mato-grossenses. Se contar apenas a população adulta, o percentual sobe para 95,13%.
A terceira dose da vacina contra Covid-19 ou dose de reforço foi aplicada em 190.027 idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos, o que representa 42,32% do público-alvo.
Em relação aos adolescentes, 74,99% foram vacinados e 23,38% imunizados. São 242.417 doses aplicadas na faixa etária de 12 a 17 anos.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 75 pessoas encontravam-se hospitalizadas na última segunda-feira (11/10) em Mato Grosso do Sul. O recorde de internados ocorreu em 8 de junho deste ano, quando 1.339 pessoas estavam hospitalizadas.
A taxa de contágio está em 0,82. O recorde ocorreu em meados de junho deste ano, quando a taxa de contágio bateu os 1,14. É necessário que a taxa de contágio esteja em menos de 1% para haver sucesso no enfrentamento à pandemia.
Foram registrados 363 casos confirmados de Covid-19 no último fim de semana. O recorde de testes positivos no intervalo de um dia ocorreu em no começo de junho, quando o Estado registrou mais de três mil casos em um único dia.
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, comemora comemora a desaceleração da pandemia em Mato Grosso do Sul. “Vacinação em massa em nosso Estado e a excelente adesão da população à campanha estadual de imunização contra a covid nos colocaram em primeiro lugar no país e isto, foi de fundamental importância para que atingíssemos este cenário – de estabilidade da doença”.
Resende lembra que a pandemia ainda não acabou e que é necessário manter as medidas de biossegurança. “Apesar dos excelentes resultados, a pandemia não passou e é preciso seguir todas as recomendações de biossegurança. Os municípios precisam continuar com a vacinação e fazer a busca ativa daqueles que ainda não tomaram nenhuma vacina contra a covid-19”.
Fonte: Correio do Estado