Policiais Militares Ambientais de Aquidauana receberam uma ligação hoje (25) pela manhã, versando sobre uma capivara que estaria ferida com um cabo de aço cortando o pescoço, nas proximidades da ponte nova do rio Aquidauana, na área urbana. Uma equipe foi ao local, confirmou a denúncia e percebeu que o animal silvestre da espécie Hydrochoerus hydrochoeris (capivara) estava com um cabo de aço utilizado em armadilha de caça envolto em seu pescoço, com ferimento aparente.

A equipe tentou capturar o animal, porém, sem êxito, tendo em vista que verificou que com insistência na captura convencional haveria riscos de o bicho correr para rua e haver um acidente. Decidiu-se, então, armar uma armadilha no local, tendo em vista que o animal estava afastado do grupo. Pouco tempo depois, a capivara caiu na armadilha e foi capturada.

O bicho foi encaminhado com urgência ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande para a retirada do cabo de aço que estava profundo. Depois de tratado o ferimento, possivelmente a capivara será solta no mesmo local, junto com o seu grupo.