Atletas da APAE de Campo Grande conquistaram medalhas nas XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs, realizadas de 8 a 13 de dezembro, em Brasília (DF). A delegação participou da etapa nacional do evento, que reuniu mais de 1,8 mil pessoas entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 24 estados brasileiros e o Distrito Federal.

A APAE de Campo Grande subiu ao pódio na modalidade natação. A atleta Adriana Tavares conquistou o 2º lugar nos 25 metros livre, e Carlos Alexandre garantiu o 3º lugar nos 50 metros livre.

Para a professora de Educação Física do CEDEG/APAE, coordenadora das Olimpíadas e técnica da instituição, Michele Caroline Fabiano, a participação dos atletas foi marcante. Segundo ela, os resultados vão além das medalhas e refletem o esforço e a dedicação dos participantes.

Michele também destacou que a experiência fortalece a confiança dos alunos. “Voltamos dessas olimpíadas com orgulho, alegria e a certeza de que o esporte transforma vidas, fortalece a autoestima e promove a inclusão”, completou.

Criadas em 1973, as Olimpíadas Especiais das APAEs têm como objetivo promover o desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte. O evento é realizado a cada três anos pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes/APAE Brasil), com apoio das federações estaduais e da APAE anfitriã.

Além das competições, a iniciativa incentiva a socialização e fortalece os vínculos entre atletas, famílias e profissionais. Nesta edição, foram disputadas dez modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, bocha paralímpica, futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira.