As aulas da rede municipal de ensino de Campo Grande (Reme) foram retomadas nesta segunda-feira (19/7) de maneira remota, após o período de férias – entre 2 e 16 de julho. Os mais de 109 mil alunos da rede vão continuam a estudar de maneira remota até que o retorno presencial escalonado seja colocado em prática no dia 26 de julho.

Até lá, as videoaulas vão estar disponíveis na TV Reme e ainda podem ser assistidas pela internet, no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCsC4oAnt5rZiGAEKYLAYBog/featured.

As aulas também continuam disponíveis por meio da Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma. Os alunos também podem fazer as atividades domiciliares com o auxílio do caderno-base.

Todos os alunos da Reme têm acesso ao ensino a distância, por meio de cadernos de experiências (crianças até 3 anos), cadernos de atividades (grupos 4 e 5), e cadernos-base (alunos do 1° ao 9° do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo do caderno-base é atender, principalmente, ao aluno sem acesso à internet, e oferecer subsídios iniciais básicos a partir dos conteúdos desenvolvidos em cada ano escolar.

Nesta primeira semana de retorno das aulas, os professores serão capacitados em biossegurança para estarem preparados no retorno presencial escalonado dos alunos a partir da próxima semana.

Retorno escalonado

O retorno presencial escalonado dos alunos será no dia 26 de julho. Alunos, professores e demais servidores terão que cumprir as regras de biossegurança necessárias para evitar a disseminação da covid-19.

Na entrada das unidades será aferida a temperatura de todos, além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual. A lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também serão orientações comuns nas dependências das escolas, bem como o uso de álcool 70.

Entre as ações desenvolvidas pelas escolas para garantir o retorno seguro dos alunos e trabalhadores da educação está o escalonamento dos estudantes, para que todos possam frequentar as aulas presenciais e ainda assim evitar aglomerações. Com isso, as salas de aula terão ocupação entre 25% e 50% com revezamento semanal, de acordo, com a metragem do espaço para garantir o distanciamento necessário.

Os pais ou responsáveis pelos alunos devem manifestar por escrito, se o aluno irá frequentar as aulas presenciais. O documento está disponível nas unidades escolares e também no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed) (http://www.campogrande.ms.gov.br/semed/volta-as-aulas-presenciais/).

Os horários das entradas, tanto no matutino quanto no vespertino, também podem ser adaptados para evitar aglomerações. Caso a unidade escolar ofereça a educação infantil, o horário de entrada, até o grupo 5 (alunos com 5 anos), deverá ser às 7h e às 13h, o ensino fundamental I (alunos do 1° ao 5° ano) deverá ser às 7h15min e às 13h15min, e o ensino fundamental II (do 6° ao 9° ano) será às 7h30min e às 13h30min. O horário de saída pode ser antecipado para às 10h, para os alunos do matutino, e às 16h, para os do vespertino.

Os alunos que apresentarem sintomas, tais qual dor de garganta, febre acima de 37,5°C, perda de paladar ou olfato, não deverão ser enviados à escola, quando o retorno presencial for colocado em prática.

Fonte: Por G1 MS