A Azul realizou no dia 20 de março o evento de lançamento da nova pintura de uma de suas aeronaves Cessna Grand Caravan, homenageando o Centro-Oeste brasileiro e a rica biodiversidade do Pantanal, bioma presente nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Batizado de “Pantanal Azul”, o avião leva em sua fuselagem elementos característicos da natureza da região, como a onça-pintada, o sol refletindo no rio e o voo do tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.
A homenagem faz parte do programa “Conheça o Brasil Voando”, parceria da companhia aérea e do Ministério do Turismo, que tem o objetivo de motivar a descoberta dos mais importantes, bonitos e desejados destinos brasileiros, facilitando o planejamento de viagens e incentivando os clientes a adquirirem passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência pelos canais de venda oficiais da Azul.
Como parte dessa parceria, a companhia irá adesivar 10% de sua frota ao longo do ano – que também receberão, além dos símbolos de vários lugares brasileiros, a logomarca do programa e do Ministério do Turismo. Outra ação de incentivo, será a programação de speeches a bordo pela Tripulação, com informações e curiosidades sobre cada destino homenageado.
“A Azul é uma importante parceira do Ministério do Turismo nessa missão de ampliar a conectividade aérea e também de divulgar as belezas e os atrativos de nosso país para o público interno e externo. Tenho a convicção de que esse trabalho em conjunto trará resultados cada vez mais impactantes para todo o setor de viagens”, destaca Celso Sabino, ministro do Turismo.
Celebrar a diversidade
Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para estimular o Turismo doméstico, e que inclui a implementação do stopover em cidades-chave como São Paulo e Brasília. O stopover permite que os passageiros adicionem ao trajeto uma parada prolongada em uma terceira cidade durante a mesma viagem, incentivando à visita a mais destinos sem custos adicionais ao valor da passagem.
Para José Ramos, diretor da Azul Conecta, o programa “Conheça o Brasil Voando” vem ao encontro dos objetivos da Azul de divulgar e ampliar cada vez mais o acesso aos destinos brasileiros, em todos os cantos do país.
“Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria com o Ministério do Turismo e, juntos, celebrarmos a diversidade e a beleza do Brasil. Essa iniciativa só reforça o compromisso da Azul que sempre apostou e investiu na aviação regional, procurando conectar o máximo de cidades brasileiras com o que há de melhor em nosso país”, afirma Ramos.
Na ocasião do evento, além da apresentação da nova pintura, a companhia comemorou o acréscimo da logomarca do programa e do Ministério do Turismo em outra aeronave, o Cessna Grand Caravan “Rota das Emoções”, com adesivo na fuselagem inspirado no Nordeste brasileiro. Na arte da adesivação, é possível contemplar o formato das dunas da região, contornando suavemente a beleza das lagoas, além de fazer menção às lindas praias da região, à intensidade dos ventos e aos esportes a vela.
A cerimônia, com a presença das duas aeronaves, aconteceu em Jundiaí, interior de São Paulo, no hangar da Azul Conecta, empresa responsável por realizar os voos regionais da Azul, contando com a presença do diretor José Ramos, da Azul Conecta.
Azul em crescimento
Com mais de 200 aeronaves na frota, somando a Azul Linhas Aéreas e Azul Conecta, a previsão do grupo é de crescer dois dígitos em 2024, além de atingir novas bases.
“Estamos investindo em tecnologia para melhorar distribuição de aeronaves na nossa malha, e esse teste está sendo feito primeiro na Azul Conecta, que é uma divisão com a missão de abrir mercado. Uma vez estabelecido e observando um bom desempenho, passamos a rota para a Azul Linhas Aéreas, que possui uma capacidade maior de operação”, afirma José Ramos.