A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vai receber neste domingo, dia 19 de dezembro de 2021, a partir das 9 horas, o “Lançamento Coletivo de Livros Publicados no Período da Pandemia”. Durante o evento, organizado pelo “Coletivo Tarja Preta”, vai haver venda de livros, manhã de autógrafos e um sarau com leitura de poemas.

Todos os livros serão vendidos por um valor simbólico de R$ 10 e o valor arrecadado será doado na forma de cestas básicas para a Casa Satine, que presta assistência à população LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade social.

“Será um evento beneficente e que alavanca a poesia do Estado, que tanto destaque teve durante o período da pandemia”, afirmou o poeta Fábio Gondim, um dos organizadores do Lançamento Coletivo. Segundo Gondim, o projeto piloto pretende tornar-se uma tradição anual, sempre com caráter beneficente.

A iniciativa de um lançamento coletivo, segundo Fábio, é proporcionar aos autores, um lançamento mais adequado aos que não puderam ter o evento físico de estreia de seus livros, ou que tiveram esses eventos diminuídos por conta da Pandemia.

“Também há a intenção de transformar esse lançamento coletivo em um evento anual, sempre no último domingo que antecede o Natal, fortalecendo o livro como um ótimo presente de natal.Outra intenção é ajudar entidades de apoio assistencial, já que os autores presentes no lançamento doaram seus livros. Além disso, tornar o livro mais acessível financeiramente, afinal custam em média 40,00 nas livrarias”.

Coletivo Tarja Preta

O Coletivo Tarja de Preta é um grupo independente de poetas e tem como objetivo impulsionar a poesia em Campo Grande e no Estado.

O coletivo surgiu em 2016 e à época participava e promovia saraus na cidade. Desse encontro foi gerada a publicação “Cápsula Tarja Preta”: Um livro que reunia 10 autores e tinha como um dos diferenciais o uso do papel kraft na capa e a junção das páginas, que eram amarradas com fitas de cetim utilizando-se de uma técnica japonesa.

O Coletivo retorna 5 anos depois com as mesmas intenções e diversos projetos literários e sociais.

Poema na Quarentena

Entre os organizadores do evento estão também poetas que realizaram o projeto “Poema na Quarentena MS”, que nos dois primeiros anos da pandemia levou poemas de autores locais às redes sociais e foi alvo de grande repercussão

“No período da Pandemia muito se produziu de literatura. No começo os autores aguardavam que a Pandemia chegasse ao fim para que viessem os lançamentos. A certa altura percebeu-se que infelizmente a doença não daria trégua tão cedo, então, o jeito foi promover lançamentos com restrições, como os drive thrus ou mesmo os lançamentos virtuais”, explica Fabio.

Para o autor, a poesia, assim como as demais artes, serviu de lenitivo no período tanto para autores quanto para leitores. “Acredito que se alguém teve algum dia dúvidas sobre a importância da arte na saúde da população, essas dúvidas foram por terra”.

Serviço

“Lançamento Coletivo de Livros Publicados no Período da Pandemia”

Data: 19 de dezembro (domingo)

Horário: 9 horas

Local: Biblioteca Estadual Isaías Paim (Rua Fernando Corrêa da Costa, 559, Térreo)

Telefone: (67) 3316-9177

Contato para a Imprensa:

Fábio Gondim: 9 9286-3881

Texto e foto: FCMS