A segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal de Bonito movimentou a cidade durante o final de semana (5 e 6 de abril), atraindo um público estimado de 8 mil pessoas durante os dois dias de programnação na Praça da Liberdade. O evento contou com dez cervejarias do Estado e três estandes de alimentação, incluindo shows musicais, com artistas locais e nacionais e curso sobre os “Tipos e Características Sensoriais da Cerveja”.

Segundo a Guarda Municipal, na sexta-feira (5), cerca de 3 mil pessoas passaram pela Praça da Liberdade para assistirem aos shows de Marcia Cordeiro e Arnaldo Antunes. Já no sábado (6) o público estimado foi de 5 mil pessoas em uma noite de muito rock, blues e outros estilos com Bêbados Habilidosos, Máquinas do Seu Antônio e Raimundos.

Movimentou a economia

Balanço da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur) contabilizou 2.938 voucher vendidos durante o final de semana, injetando R$ 1,246 milhão na economia do município (valor referente apenas ao balanço dos atrativos turísticos). No ano passado, os atrativos receberam 1.697 pessoas, movimentando R$ 682 mil durante o festival.

Arnaldo Antunes se mostrou muito simpático no palco, mas se recusou a falar com os jornalistas. Foto Sílvio de Andrade

O diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, agradeceu a participação de todas as cervejarias, expositores gastronômicos e artistas que participaram do evento. “A segunda edição do Festival de Cerveja de Bonito reforça que o evento veio para ficar, porque além de uma participação mais significativa de expositores, também tivemos um público maior durante os dois dias”, destacou.

Lelo também avaliou que o evento deste ano foi mais segmentado, atraindo maior número de pessoas que vieram exclusivamente para o festival.” A programação musical também foi um atrativo a parte, com shows locais e nacionais de renome, atribuindo mais peso ao evento. Agradeço imensamente a todos que ajudaram na construção desse evento”, detalhou.

Mais conhecimento

Já o curso Tipos e Características Sensoriais da Cerveja, foi realizado entre os dias 1 a 05 de abril e contou com18 participantes. Foi ofertado pela Sectur, em parceria com o Senac e ministrado por Fernanda Duarte de Figueiredo Veiga. O curso foi gratuito e teve como público-alvo profissionais do segmento de alimentação fora do lar, bares, restaurantes e lanchonetes.

Entre os temas abordados estavam os tipos e características sensoriais da cerveja, história da cerveja: aspectos sociais, culturais e curiosidades, características de rótulos e contra- contrarrótulos, serviço de cerveja: armazenamento, temperatura de serviço, tipos e formatos de taças e copos.