O site Portal 67 realizou uma série de entrevistas com Deputada Federal Bia Cavassa destacando e enaltecendo o excelente trabalho realizado em Brasília durante todo ano de 2021. Nesta matéria vamos falar sobre a importância de um assunto muito discutido em Brasília e no mundo, Meio Ambiente.

Segundo a Deputada Federal Bia Cavassa, um dos principais temas de pilar estratégico durante o mandato, o Meio Ambiente ganhou muito destaque, em Brasília e também no Mato Grosso do Sul. “Conseguimos a aprovação na Câmara Federal do nosso Projeto de Lei-PL, 3001/19 (apensado ao PL 11276/18 – institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo), que estabelece a atuação contínua da brigada permanente de combate a incêndios florestais em cidades com maior incidência de focos, com a realização de ações de prevenção e manejo durante todo o ano. Fiquei muito feliz de ver nosso trabalho reconhecido e ainda aguardamos a aprovação no Senado e posterior sanção presidencial deste importante PL”.

Bombeiro em mata fechada.

Durante todo do ano, soluções, parcerias e apoio a estratégias para combater e prevenir incêndios florestais foram decisivos para tomada de decisões e ações coletivas de ações junto a outros estados que também enfrentam o fogo como adversário. A parlamentar participou de várias audiências com representante do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil onde foi anunciado o crédito de 450 milhões para a ação de resposta e aderência para combate de incêndios florestais. “Acompanhei o Programa Pantanal Queimadas, que instituiu o Programa Federal de Apoio à Pesquisa voltada para o combate aos desastres ambientais, com o objetivo de promover ações de preservação, estudo do desenvolvimento de um sistema avançado de previsão e alerta de risco de incêndios para consolidar práticas adequadas de uso do fogo para manejo da vegetação”, declara.

Foi entregue uma embarcação ao PREVFOGO do IBAMA de MS. O barco tem capacidade de 16 tripulantes e 1 piloto e já atuou no segundo semestre para auxiliar o trabalho dos brigadistas.

Deputada Federal Bia Cavassa

“Nosso trabalho é com olhar às necessidades do Mato Grosso do Sul, e de Brasília seguimos em busca de melhoria para a corporação, dessa forma estarão cada vez mais preparados para enfrentar o período de estiagem do Pantanal. Durante todo o ano me entristeci vendo as imagens de destruição que o fogo causou, nosso povo sentindo os efeitos das cinzas e fumaça e diversos animais que morreram queimados. Mas o sofrimento não pode trazer desânimo! A nossa luta continua pela preservação do bioma pantaneiro sul-matogrossense. Continuaremos trabalhando com afinco, estudando as causas, buscando implementar dispositivos legais de proteção e viabilizando recursos para fiscalização e combate aos incêndios. Estamos aqui, pantaneiros que somos, ao lado da nossa gente, sofrendo e lutando pela nossa terra querida”, ressalta.

Tratamento Chorume

Bia Cavassa, também mencionou sobre o relato realizado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável o Projeto de Lei 1516/19, que dispõe sobre o tratamento do chorume em aterro sanitário. “A proposta, prevê que o líquido gerado pelo lixo em aterro deve ser adequadamente drenado e tratado. Uma vez que a presença do chorume em águas subterrâneas pode ter consequências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública por apresentar compostos altamente tóxicos. Devido à movimentação dos lençóis, pode dispersar-se e atingir poços artesianos. Espero que este assunto ainda ganhe a devida atenção das autoridades e que o mesmo seja aprovado.”

Foto destaque: Subcom