Campo Grande possui 53.962 idosos e imunossuprimidos vacinados com a terceira dose da vacina contra Covid-19, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A terceira dose quintuplica a imunização contra Covid-19, segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Resende afirma que a eficácia da vacina diminui ao passar do tempo e é necessário nova dose de reforço para fortalecer o sistema imunológico. “Depois de determinado período do processo vacinal, seja com as vacinas da Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou a vacina única da Janssen, diminui o processo da imunidade adquirida pós vacina, pela própria idade”, afirmou.

O objetivo é aumentar a imunidade da faixa etária de pessoas acima de 60 anos e diminuir o número de casos e mortes em idosos vacinados.

A terceira dose de vacina contra covid-19 começou a ser aplicada em 27 de agosto em Campo Grande. O Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) reduziram o intervalo de aplicação entre a segunda e terceira dose para quatro meses. Anteriormente, o aprazamento entre as doses era de seis meses.

A infectologista Mariana Croda afirmou ao Correio do Estado que a aplicação da terceira dose e adiantamento da segunda dose são estratégias para evitar a circulação da variante delta. “A prioridade da terceira dose é em idosos e em imunossuprimidas. Há um estudo de Manaus que para idosos acima de 80 anos a eficácia da vacina da Coronavac é menor”.

Campo Grande inicia a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em trabalhadores da área da saúde neste sábado (25/9).

Dia “D” de vacinação

O dia “D” de vacinação contra Covid-19 ocorre das 8h às 20h deste sábado (25/9) em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O objetivo é aplicar o maior número de doses no menor intervalo de tempo. O público-alvo de vacinação neste sábado em Campo Grande é:

Terceira dose: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 22 de maio e pessoas acima de 18 anos com imunossupressão que tomaram a segunda dose há 28 dias

Segunda dose: pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até 26 de julho; pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer até 4 de setembro e pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac até 3 se setembro

Primeira dose: pessoas a partir de 12 anos

Fonte: Correio do Estado