A partir desta terça-feira (21/9), inicia a castração gratuita de cães e gatos em Campo Grande para Ongs e Protetores Independentes que estejam cadastrados no Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA).

A ação é realizada pela clínica Amor em Pet. A expectativa é que sejam castrados mensalmente 600 animais, sendo 300 gatos e 300 cachorros (150 de cada sexo).

A clínica é credenciada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov) e Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), pelo Programa de Manejo Ético de Controle Populacional de cães e gatos.

O objetivo é que mais clínicas se credenciam para contribuírem com o bem-estar animal.

De acordo com a subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo, a meta da gestão é aumentar o número de castrações na cidade por conta dos benefícios que trará aos animais.

Inicialmente só poderão castrar ONGs e Protetores Independentes já cadastrados no Combea. Após isso, serão contemplados os que realizarem as inscrições até 24 de setembro.

Além disso, podem participar os animais que foram adotados nas feiras de adoção da subsecretaria.

Para realização das castrações, a Ong e Protetor Independente cadastrados no Combea devem ir até à sede da subsecretaria e solicitar o encaminhamento para a castração, saindo de lá com o agendamento da mesma.

Kelly Macedo, presidente da Ong Cão Feliz, relata que a castração protege os animais.

“O procedimento evita muitas doenças e principalmente evita o abandono de ninhadas indesejadas. Fico muito feliz pelo início dessas castrações”, afirma.

As clínicas que desejam podem realizar o credenciamento até 2022, pelo site http://transparencia.campogrande.ms.gov.br/licitacoes.

O interessado deverá clicar em “aberto” e na opção “modalidade” clica em “credenciamento” para acessar o edital.

Mais informações em relação ao credenciamento, a pessoa pode ir até a Secomp, localizada na Av. Afonso Pena, 3297, centro, ou entrar em contato pelo telefone 3314-3267 Ramal 2502.

Fonte: Correio do Estado