O Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Universitário de Campo Grande está superlotado. De acordo com vídeos de pessoas que estão no local e a assessoria de imprensa da instituição, pacientes são atendidos no chão, macas do Corpo de Bombeiros de do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão retidas e faltam insumos.
Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa do HU, a capacidade instalada e contratada é de 18 leitos, “sendo a nossa equipe assistencial e equipamentos médicos dimensionados para prestar atendimento seguro e de qualidade para esse quantitativo”. Porém, os números de pacientes são muito maiores.
Nesta terça-feira (24), a área verde do PAM possui 43 pacientes, sendo que tem capacidade para apenas três vagas. Já a ala vermelha tem 13 pacientes, tendo apenas seis vagas. Em triagem respiratória estão quatro pacientes.
Diante da situação, o hospital informou que a regulação segue acrescentando mais pacientes nas áreas onde é essencial que haja espaço físico adequado, monitorização, profissionais, higiene e tempo para o cuidado.
Com a superlotação, o hospital a taxou como “situação caótica”, e comunicou que vai fechar o PAM, de forma temporária, a partir desta quarta (25/8), às 15h.
Fonte: G1 MS