A Corregedoria Nacional do Ministério Público está em Mato Grosso do Sul para realizar correição extraordinária na área de segurança pública, nas unidades do MPMS localizadas nas cidades de Campo Grande e Dourados. A comitiva ficará no Estado até quinta-feira (16/9).

Durante a abertura do evento, realizado nesta segunda-feira (13/9) na Procuradoria-Geral de Justiça, o Corregedor Nacional, Rinaldo Reis Lima, destacou que a visita tem como objetivo orientar e buscar o aprimoramento das atividades do Ministério Público, conhecendo iniciativas inovadoras que possam ser futuramente aplicadas em outras unidades ministeriais, sendo imprescindível a verificação in loco do funcionamento dos serviços prestados.

“O objetivo da nossa visita é avaliar a qualidade do trabalho desenvolvido nas Promotorias de Justiça Criminais de Campo Grande e Dourados que atuam nas seguintes áreas: crimes violentos letais intencionais, sistema prisional e controle externo da atividade policial O Corregedor Nacional destacou ainda em sua apresentação que um dos papéis da Corregedoria Nacional é melhorar a atuação em áreas que são essenciais à sociedade e nas quais cabe ao Ministério Público atuar.

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a liderança do Corregedor Nacional no Ministério Público brasileiro e a sua trajetória na Instituição: “Se hoje temos um Ministério Público forte, é porque Vossa Excelência dedicou anos de sua história ao Ministério Público brasileiro, somos gratos por isso”. Sobre a correição no âmbito do MPMS, o Procurador-Geral de Justiça enfatizou que a Instituição está aqui para aprender, ajudar e compartilhar as experiências e inciativas.

O Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf, também cumprimentou a equipe da Corregedoria Nacional e ressaltou o importante papel das correições para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério Público.

Após os cumprimentos aos anfitriões, Rinaldo Reis Lima homenageou o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico do MPMS, Humberto de Matos Brittes, pela sua dedicação e trajetória no Parquet Estadual e pela sua representatividade e liderança no Ministério Público brasileiro.

Participaram também da mesa solene o Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Silvio Pettengill Neto; a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio; o Procurador de Justiça Militar em Campo Grande, Jorge Augusto Lima Melgaço; o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e Conselheiro eleito para o Conselho Nacional do Ministério Público, Paulo Cezar dos Passos.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques e Waléria Leite/ Jornalistas-Assecom MPMS