Após dias de temperaturas negativas em Mato Grosso do Sul, próxima semana deverá ser de baixa umidade e grande amplitude térmica. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), máximas poderão atingir os 34ºC em Campo Grande.

As manhãs e noites serão frias, com mínima perto dos 10ºC, mas deverá esquentar durante o dia, com máxima em torno dos 30ºC. A umidade relativa do ar ficará na casa dos 15%, como informou o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

“Abaixo dos 30% a gente já emite alerta. A recomendação é manter o corpo hidratado, principalmente quem faz exercício físico, beber bastante água. O risco de incêndio também é elevado, evitar limpar terrenos ateando fogo e jogar bituca de cigarro no chão”, alertou.

Ele afirmou ainda que a massa de ar fria perdeu força em todo o Estado neste sábado (3), com exceção do Centro-Sul. O clima ameno deve se manter até a quarta-feira (7), mas a partir de quinta-feira (8), as temperaturas vão subir ainda mais.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, nova onda de frio está prevista para 14 de julho, quarta-feira, com chuva, geada, nebulosidade e ventos.

A nova massa de ar polar adentrará na região centro-oeste, no dia 15 de julho pelo Sul do Estado, marcando temperaturas que irão variar de 10°C até 0°C.

A previsão de geada será entre os municípios de Campo Grande e Sete Quedas, e os ventos devem chegar a 45km/h no centro sul do estado entre a Capital, Amambai, Angélica, Ivinhema e Naviraí, podendo baixar a umidade relativa do ar.

Já o nevoeiro deverá atingir Ponta Porã e Amambai, as baixas temperaturas deverão continuar até o dia 20 de julho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que quando há um declínio de temperatura maior que 5°C existe risco à saúde.

A orientação é contatar a Defesa Civil através do número de telefone 199 em casos de necessidade.

Temperaturas negativas
Cidades do interior do estado de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas abaixo dos 0ºC às 5h nos últimos dias de junho, as informações foram obtidas com o meteorologista Natálio Abrahão.

Santa Rita do Pardo bateu os -1,3ºC às 5h de hoje. A sensação foi de -8ºC. Houve geada e nuvens, que favorecem a formação de neve.

Rio Brilhante registrou a menor temperatura do Estado na madruga do dia 30 de junho. Às 5h da manhã, os termômetros bateram -1,9ºC e a sensação térmica foi de -10ºC. Houve geada.

Bela Vista registrou -1,8ºC, com geada. A sensação térmica era de -9ºC.

Outras mínimas às 5h no dia 30 de junho.

Corumbá 6,2ºC
Coxim 6,6ºC
Três Lagoas 5,4ºC
Cassilândia 2,7ºC – houve geada
Água Clara 1,3ºC – houve geada
Ponta Porã 3,1ºC – houve geada
Aral Moreira 1,8ºC – houve geada
Itaquiraí 0,2ºC – houve geada
Ivinhema 1,7ºC – houve geada
Dourados 0,7ºC – houve geada
Porto Murtinho 3ºC – houve geada
Iguatemi -0,2ºC – houve geada

Fonte: Correio do Estado