Um homem de 40 anos, na Flórida, resolveu praticar uma dieta carnívora visando emagrecer e ter mais disposição. Entretanto, ele obteve outro resultado: com o colesterol em níveis altíssimos, ele “vazou” gordura pelas mãos, fato que foi divulgado pelo Jama (Journal of the American Medical Association).
Após perceber caroços amarelados pelas mãos, pés e cotovelos, o homem procurou atendimento médico e teve constatada a xantelasma, condição que se caracteriza por acúmulo de gordura e colesterol na pele.
Quando perguntado como chegou a essa situação extrema, o paciente revelou que estava fazendo uma dieta carnívora há oito meses, com alta ingestão de gorduras. Entre os alimentos ingeridos diariamente estavam cerca de quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e hambúrgueres.
Apesar de ter perdido peso com a dieta, seus níveis de colesterol atingiram cinco vezes mais do que o recomendado. Os especialistas alertam que dietas como essas são extremamente perigosas, com risco de desenvolver doenças cardíacas e AVC.
