Pesquisas e experimentos mundo afora vêm reconhecendo o poder terapêutico da arte, música e melodias para enfrentar os males que abalam a mente e o corpo. Foi com este propósito que surgiu em Dourados o projeto Pingo de Melodia.

O projeto foi idealizado pelos profissionais, Jaqueline Bonilha Waterkemper graduada em Psicologia/musicoterapia e Mailon Martins Salina Arte educador/musicoterapeuta, tem como proposta atuar no seguimento de musicoterapia e musicalização para crianças com diversas comorbidades e deficiências como autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros diagnósticos.

Aula de musicalização Foto: Arquivo Pessoal

 

Segundo Jaqueline Bonillha, cerca de 60 crianças são atendidas mensalmente pelo projeto, em Dourados e toda região. O projeto tem como objetivo de acompanhar o desenvolvimento através dos sons e estímulos motores de cada paciente.

Aula de musicalização com estímulos a movimentação de forma lúdica- Foto: Arquivo Pessoal

“Temos relato de crianças que não falavam e através do tratamento iniciaram o seu desenvolvimento. Todo o processo com música e psicologia caminham juntos e mostrara um papel fundamental no tratamento e desenvolvimento. Em casos de  alguma comorbidade observamos a melhora na qualidade de vida destas crianças e isso não tem preço”, diz Jaqueline.

O projeto atende crianças típicas, adolescentes e idosos com aulas de musicalização, fomentando o ensino da música na base educacional, com o objetivo de construir o conhecimento musical de forma lúdica e intuitiva.

Para Mailon Martins, musicoterapeuta todo o trabalho do projeto inicia com contato e apoio todos os profissionais envolvidos no atendimento da criança ou adolescente, através disso montamos o acompanhamento de forma individualizada, lúdica e intuitiva.

“Acreditamos que a música é uma ferramenta poderosa no auxílio do desenvolvimento infantil, além de potencializar ganhos terapêuticos, a música auxilia no desenvolvimento do indivíduo de forma plena, em diversas áreas do conhecimento”, relata Mailon.

Equipe “Pingo de Melodia” da esquerda para Direita: Jaqueline Bonilha, Luana Prado, Mailon Salina e Laryssa Durigon. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto realiza diversos trabalhos no município de Dourados e busca por mais parceiros para aumentar o número de atendimentos e proporcionar melhor qualidade de vida as crianças, adolescentes e idosos na região de Dourados.

Quem desejar conhecer mais sobre o Projeto Pingo de Melodia ou se tornar um parceiro do projeto basta acessar a página pelo Instagram @pingodemelodia