Tudo que se refere a Cidade Zigurats tem um propósito ligado ao conhecimento, e a criação do CTZ (Centro Tecnológico Zigurats) surge para aprimorar estudos e pesquisas realizadas pela Associação Dakila em diversas áreas como astronomia, sismologia, climatologia, entre outras. O CTZ é composto por duas construções adjacentes, sendo uma o observatório astronômico, que é o primeiro e único de Mato Grosso do Sul. Por meio do Centro, e dos pesquisadores de Dakila, diversas descobertas já foram feitas, uma delas, e a mais famosa, é o descobrimento do real formato da terra.

Conforme explica Vanessa Oliveira, pesquisadora de Dakila, durante uma entrevista realizada pela TVCH, o Centro surge com a finalidade de trazer mais liberdade nas pesquisas e por meio das próprias descobertas saber se o que chega até a população é verdade.

“O que nos motivou a construir esse Centro foi justamente poder ter a liberdade de informação, pesquisar o que achamos ser necessário ser pesquisado e aprofundado, liberdade em repassar para a população as nossas descobertas, pois tudo o que chega até nós já passa por muitos filtros, o que recebemos de informação é o que as agências e grandes poderes querem, não sabemos de fato se o que chega é verdade ou não, então por meio do CTZ podemos olhar com nossos próprios olhos e equipamentos para tirar a conclusão. Se o que chega é verdade, seremos mais um a corroborar, mas se for mentira vamos contrapor”, pontua a pesquisadora.

O CTZ foi construído com recursos próprios, sem ligação com órgãos governamentais, e está operando desde 2009, possibilitando estudos terrestres e celestes. Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro possui um observatório astronômico com um imenso telescópio composto de um espelho de 350 mm de diâmetro, totalmente automatizado, robótico e computadorizado.

A parte externa da construção do Observatório exibe um monumento arquitetônico no formato redondo escalonado, que funciona como um mirante aonde é possível ter uma vista privilegiada da Cidade Zigurats e dos morros da região.

Além de estar em um ponto de pouquíssima luminosidade, que possibilita uma límpida visão do incrível céu noturno de Zigurats, sua localização geográfica está situada na latitude 19°. Essa é, aliás, uma região onde se registram muitas anomalias no céu.

O CTZ é um espaço aberto para visitação, basta agendar uma visita previamente, enviando um e-mail para agendamento@ctzbrasil.com ou pelo telefone (67) 99803-3999.

Quer saber mais sobre o Centro Tecnológico Zigurats? Leia o conteúdo completo em cidadedezigurats.com.br

Fonte: Por Dakila Pesquisas