Entre as 20 cidades mais secas do Brasil, 11 são de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, Campo Grande, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste sábado (21), índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 15% nestas 11 cidades que entraram no ranking, índice considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tempo extremamente seco pode causar problemas à saúde, especialmente respiratórios. A cidade que registrou a menor umidade no Estado foi Maracaju com umidade de 11%, ocupando o segundo lugar de mais seca no ranking nacional.

A cidade que registrou a menor umidade no Estado foi Costa Rica, com umidade de 12%, ocupando o quarto lugar no ranking.

Campo Grande também registrou índice de umidade semelhante ao do deserto, de 12%, sendo a quinta cidade a registrar a menor umidade do País. Ivinhema, Rio Brilhante e Água Clara registraram umidade relativa do ar de 13%.

Também figuram no ranking de 20 cidades mais quentes os municípios de Corumbá, Coxim, Itaporã, Itaquiraí, Laguna Carapã e Ponta Porã, todas com índice de umidade de 14%.

Além da baixa umidade relativa do ar, o Estado tem um município entre os mais quentes. Neste ranking, Corumbá ocupa a 16ª posição. A Cidade Branca registrou temperatura máxima de 37,5°c nesse sábado. A cidade mais quente do País foi Parnaíba (PI), que registrou a máxima de 44,3ºC.

Diariamente, a Defesa Civil tem emitido alertas de perigo devido ao tempo seco em Mato Grosso do Sul. Nos alertas desta semana, as recomendações vão de umidificar o ambiente até evitar o consumo de café.

De acordo com o órgão, café e bebidas alcoólicas devem ser evitadas devido a serem diuréticas, que podem potencializar a desidratação, quando o recomendado no período é manter-se hidratado.

Previsão

Para este domingo (22/8), o ar seco continua sobre o Estado, impedindo a formação de nuvens de chuva.

Previsão é de forte calor em todas as áreas de Mato Grosso do Sul, com bastante sol, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, com índices que podem novamente ficar abaixo de 15%.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) os menores valores são esperados para as regiões centro-norte, leste e pantaneira As temperaturas podem registrar a máxima de 40°C em áreas do sudoeste e região pantaneira.

Tempo seco

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável de umidade deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde.

Alguns problemas causados pelo tempo seco são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dores de cabeça.

Para aliviar o desconforto, recomenda-se ingerir bastante água, evitar ambientes com aglomerações, evitar a prática de atividades físicas no período entre 10h e 16h, além de umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

Fonte: Correio do Estado