Os estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem receber Auxílio Permanência de R$ 200. A vigência do benefício será de agosto a dezembro deste ano.

Como inscrições podem ser feitos pela Página do Candidato entre os dias 2 e 15 de agosto. Para isso, será necessário preencher o formulário, além de responder ou atualizar o Questionário Socioeconômico.

Conforme edital publicado na segunda-feira (26) está previsto concessão de 175 auxílios mensais, distribuídos entre os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os cursos técnicos integrados, inclui a Educação de Jovens e Adultos (Proeja), subsequentes e de graduação presenciais.

O auxílio, ofertado pelo meio do Programa de Assistência Estudantil do IFMS, tem como objetivo contribuir com o custeio de necessidades acadêmicas e pessoal que favorece a permanência do estudante beneficiário na instituição.

Os resultados preliminares e finais serão divulgados nos dias 31 de agosto e 3 de setembro, respectivamente.

Critérios
O candidato não pode estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar, e também precisa comprovar renda familiar per capita, não ultrapassando um salário mínimo e meio.

O estudante deve estar matriculado em pelo menos três horas-aulas semanais nos cursos do IFMS, enquanto continuar a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia.

Em caso de retorno às atividades presenciais, é necessário estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção.

Seleção

Conforme o Instituto, terão prioridades dos estudantes pertencentes aos núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda, como exemplo, Bolsa Família, Vale Renda e de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Além disso, aqueles que residem em comunidades quilombolas ou indígenas também terão prioridade.

Os contemplados no resultado final que não apresentaram comprovante de conta bancária no ato da inscrição terão o prazo de quatro dias para enviar os dados bancários aos e-mails dos campi, que constam no edital do processo seletivo.

Desempate

Caso haja empate entre os classificados, o desempate será de acordo com as seguintes prioridades:

Ser beneficiário de Programa de Transferência de Renda;
Possuir maior número de integrantes do grupo familiar;
Ter crianças com até 6 anos incompletos no mesmo grupo familiar;
Ter a maior idade;
Não possuir outras modalidades de bolsas acadêmicas.

Por: Izabela Cavalcanti