Nesta sexta-feira (17/9) foi no Diário do Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o Edital para seleção de artesãos e entidades representativas do artesanato sul-mato-grossense para participar da 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e da 32ª Feira Nacional de Artesanato.

A Fenearte acontecerá de 10 a 19 de dezembro de 2021, em Olinda/PE, e a 32ª Feira Nacional de Artesanato ocorrerá de 7 a 12 de dezembro, em Belo Horizonte/MG.

O Edital vai selecionar artesãos e entidades cujas peças serão expostas em um espaço coletivo de 36m² para 21ª Fenearte e com 50m² para 32º Feira Nacional de Artesanato para a divulgação e comercialização de produtos artesanais de MS nas feiras.

São disponibilizadas seis vagas para cada uma das feiras, totalizando 12 vagas, sendo duas para artesãos individuais e quatro para entidades representativas do artesanato (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos), para cada feira.

Podem participar da seleção artesãos que estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade e que tenham disponibilidade para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento. As entidades representativas devem ser legalmente constituídas e estar cadastradas no Sicab. As inscrições serão realizadas até o dia 31 de outubro.

Para a 21ª Fenearte, os interessados deverão acessar a plataforma virtual de inscrição através do link: https://forms.gle/d6B1a6g5i5vKbhpK8, e anexar os documentos exigidos pelo Edital. Já para a 32ª Feira Nacional de Artesanato, os interessados deverão acessar a plataforma virtual de inscrição através do link: https://forms.gle/ESqKotXXBq1Tanv17, e anexar os documentos exigidos.

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Especial de Seleção composta por três ou mais titulares, sempre em número ímpar, tendo como critérios, entre eles, referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental, apresentação, produto associado à cultura local, utilizar maquineta de cartão de crédito na comercialização dos produtos e não ter recebido, nos últimos 12 meses, apoio para comercialização de produtos artesanais de entidades ou órgãos públicos.

No dia 8 de novembro será divulgada na imprensa oficial do Estado de Mato Grosso do Sul a lista provisória com os nomes dos selecionados, por ordem de classificação. Os participantes poderão apresentar recurso no prazo de cinco dias úteis contados da publicação. No dia 22 de novembro será divulgada a lista definitiva, após julgamento dos recursos apresentados.

Os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento. Fica sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de MS (FCMS) o transporte das peças de artesanato.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS pelo telefone: (67) 3316-9152 ou 3316-9107.

O edital na íntegra você confere clicando aqui.

Foto: Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte (Divulgação)
Texto: Editado pela Redação do Portal 67