A Fundação Manoel de Barros premiou na última terça-feira (31/8) os três primeiros lugares do 2º Concurso de Pintura – Criativa Idade que Colore – realizado para os participantes do projeto Ativa Idade.

Com o tema ‘Colorir e Sentir’, a fundação criou um kit especial formado por uma tela de pintura de 30 cm por 40 cm, uma caixa de giz a óleo e um item surpresa e, entregou esse material aos participantes. Os 81 idosos participantes tiveram quinze dias para criar sua obra.

Tanto as entregas dos kits quanto os recebimentos das obras foram feitas seguindo todos os protocolos de segurança. Os participantes puderam receber nas casas ou irem até o drive da fundação e retirar os elementos necessários para participar do concurso.

Tela da dona Arilma Maria de Almeida, de 66 anos, ganhadora pelo Curso de Psicologia da Uniderp. — Foto: Fundação Manoel de Barros/Divulgação

Premiação

Segundo a Fundação, três categorias elegeram as melhores telas: Júri do Curso de Psicologia da Uniderp, Júri do Conselho Municipal do Idoso e Júri Voto Popular via Instagram.

As 81 telas recebidas foram encaminhadas para o curso de Psicologia da Uniderp, que se dividiu em grupos entre professores e alunos e, selecionou 15 obras finalistas. Dessas 15 obras, o curso de Psicologia elegeu uma tela vencedora.

Outras 14 foram apresentadas para o Conselho Municipal do Idoso, que elegeu mais uma tela vencedora. Por fim, foi feita uma votação popular nas redes sociais da fundação, entre os dias 25 e 30 de agosto, que elegeu mais uma tela vencedora.


Tela da dona Vera Maria da Silva Feitosa, de 66 anos, vencedora pelo Conselho Municipal do Idoso — Foto: Fundação Manoel de Barros/Divulgação

As vencedoras foram Arilma Maria de Almeida, de 66 anos, com uma tela colorida, que mistura rostos e elementos da natureza; Vera Maria da Silva Feitosa, de 66 anos, desenhou um gramado com uma grande árvore, revestiu o tronco com casca de árvore natural e colocou flores rosas feitas manualmente; a terceira vencedora foi a Helena Arce Duarte, de 74 anos, ela desenhou uma bailarina dançando com muita cor e vida, e falou que ficou muito surpresa com o resultado.

“Achei maravilhoso participar do Concurso de Pintura, essa atividade tira a gente da ociosidade e faz com que a gente se reúna com os filhos e com os netos, então fazer esse tipo de atividade é uma reunião, uma união com nossos familiares. Espero que o Concurso aconteça todo ano!”, disse a vencedora pelo voto popular, dona Helena.


Tela da dona Helena Arce Duarte, de 74 anos, vencedora pelo voto popular através do Instagram. — Foto: Fundação Manoel de Barros/Divulgação

Por meio do Projeto Ativa Idade, que é realizado desde 2013, a Fundação Manoel de Barros promove a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e, com isso, possa se reinventar, resgatar a autoestima, recuperar o vínculo familiar, fazer novas amizades, desenvolver habilidades e ser mais ativa.

Fonte: Por Débora Ricalde, G1MS