O Governo de Mato Grosso do Sul vai por fim ao toque de recolher no estado a partir de 23 de agosto. A restrição de circulação havia sido adotada como uma das ferramentas para tentar reduzir a transmissão do coronavírus.

Em entrevista na manhã desta terça-feira (17/8), os Secretários Estaduais de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e de Saúde, Geraldo Resende, falaram sobre o assunto.

Segundo Riedel, a decisão de por fim a restrição do horário foi tomada nesta segunda-feira em reunião do comitê do programa Prosseguir, que levou em consideração os indicadores que apontam redução do número de casos, de mortes e de internações no estado e ainda o avanço da vacinação.

Riedel explicou que em decreto que será publicado ainda nesta semana será desvinculado o critério de horário de funcionamento das atividades das bandeiras de classificação de risco para a pandemia do programa Prosseguir e a liberação para os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço funcionarem a qualquer horário.

O secretário esclareceu, entretanto, que a limitação de lotação dos estabelecimentos permanece vinculada as bandeiras. Sendo a cinza – risco extremo, 30% no máximo; vermelha – grau alto, 50%; laranja – médio, 70%; amarela – tolerável, 90% e verde – baixo, 100%.

Riedel destacou que a doença ainda não foi vencida e que é preciso manter as regras de biossegurança, como uso de máscara, distanciamento social, regras de higiene e lembrou que o governo faz um monitoramento constante do quadro da pandemia. “Se as coisas não evoluírem, temos variáveis novas, a delta, por exemplo, então se tivermos problemas e tivermos de tomar novas decisões, nós as teremos, sempre levando em conta o âmbito da saúde e da economia”, ressaltou.

Fonte: G1 MS