Mato Grosso do Sul, há aproximadamente 15 dias, vem sofrendo um desabastecimento de imunizantes contra a covid-19. A confirmação foi feita pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta segunda-feira (21).

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger, o desabastecimento pontual não afeta somente os 79 municípios sul-mato-grossenses, mas todo o Brasil, tanto na vacinação adulta quanto na pediátrica.

“Não é uma especificidade aqui do estado, isso tem acontecido em todo o país. A gente aguarda novo envio de novas doses”, apontou.

As últimas doses que Mato Grosso do Sul recebeu foram da vacina monovalente do laboratório Moderna. “Esse laboratório atendia tanto adultos quanto pediátricos. No momento, essas vacinas fundaram, então o estado não tem mais doses, estamos desabastecidos há aproximadamente 15 dias”, afirmou.

Contudo, mesmo com a conclusão de novas doses, não se sabe a data em que os imunizantes devem chegar a Mato Grosso do Sul. “No momento, não temos a data exata ainda da possível entrega das doses, mas já sabemos que existe essa compra”, afirmou.

Novas mortes e casos confirmados em MS

Mato Grosso do Sul registrou 263 novos casos e três óbitos por Covid-19 em sete dias. Os números correspondem a um aumento de 73% nos casos em comparação à semana anterior, quando foram contabilizadas 152 confirmações. Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado na última quinta-feira (17).

As vítimas registradas na última semana (41ª) tinham idades entre 25 e 74 anos e todas possuíam comorbidades, residindo em Campo Grande. A mais jovem, uma mulher de 25 anos, era portadora de obesidade.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou:

“A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) informa que os estoques da vacina contra a Covid-19, tanto da Rede Frio quanto dos 79 municípios do estado, encontram-se desabastecidos. O Ministério da Saúde já sinalizou a compra do imunizante, porém sem data para entrega.”