Helicóptero da Casa Militar que caiu no fim da manhã desta quinta-feira (18), no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, sofreu uma pane no motor e pilonou – quando a aeronave colide a parte frontal no solo e ‘capota’

Conforme nota oficial do Governo do Estado, o helicóptero estava com quatro servidores, sendo dois pilotos e dois tripulantes e apenas um deles teria sofrido ferimentos leves.

Informações iniciais são de que o helicóptero pertence à Casa Militar de Mato Grosso do Sul e caiu durante um treinamento por volta das 11h40. Um dos pilotos foi socorrido com dores na lombar, os outros três não sofreram ferimentos.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da PM (Polícia Militar) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão no local. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da queda. Vídeo mostra o helicóptero caído de lado em uma área de grama no aeroporto.

Ainda de acordo com o Governo, o helicóptero realizava voo semanal de giro, que é realizado para preservação do equipamento, e estava há 20 minutos no ar, quando sofreu a pane.

A nota afirma, ainda, que os pilotos realizaram manobra de emergência chamada autorotação para que o pouso ocorresse na lateral da pista.

No pouso ocorreu a pilonagem, que ocasionou o acidente, segundo a nota. Por fim, o governo afirma que a manobra reduziu consideravelmente a gravidade do acidente. A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206.