O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS) foi uma das instituições selecionadas pelo Projeto “Saúde em nossas mãos: Melhorando a Saúde do Paciente em Larga escala no Brasil”, realizado pelo Ministério da Saúde.  A meta é reduzir os casos de infecção hospitalar em 30%.

Para o cumprimento desta meta, serão elaborados planos e ações pelos profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por meio de equipes multidisciplinares, que atuarão no planejamento e implementação das ações desenvolvidas em prol dos pacientes.

Nos próximos 24 meses, as equipes receberão suporte virtual para que possam trabalhar em rede, de forma integrada, ouvir, inovar e trocar experiências com seus pares. Eles receberão todo suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar suas práticas de segurança pelos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O Diretor-Geral do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Demétrius do Lago Pareja, destacou que esta é mais uma grande conquista para a unidade. “Recebemos a notícia de que fomos selecionados para participar deste importante projeto que visa combater a infecção hospitalar nas unidades da UTI. Isso é fruto de muito trabalho e nossas equipes darão o seu melhor para aprender, ensinar e, principalmente, cuidar de nossos pacientes”, salientou Pareja.

O projeto é financiado com recursos oriundos da isenção de impostos de entidades filantrópicas e permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de conhecimentos e práticas aos procedimentos do SUS via projetos de apoio e na prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares.

Histórico

Vale ressaltar que o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto obteve o 3° lugar na Maratona Todos Seguros, promovida pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, em outubro de 2020.

Durante o mês de setembro, a unidade desenvolveu atividades de conscientização para profissionais de saúde e pacientes com peças teatrais, paródias e gincanas junto a outros 52 hospitais SUS do Brasil.

O hospital Regional se destacou na maratona e obteve 17.405 pontos no ranking nacional.

Fonte: Correio do Estado