Muitos aposentados e pensionistas tiveram descontos de suas aposentadorias de maneira indevida e, agora, têm direito ao ressarcimento. O INSS dá a opção de contestar os descontos no aplicativo, mas ao invés de facilitar, complicou a vida de muito idoso.
Todo mundo que convive minimamente com algum idoso, sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Às vezes lembrar da própria senha é um desafio para quem não é habituado à rotina de resolver tudo na palma da mão.
Na questão do INSS, milhares de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos e, para receber o dinheiro de volta, precisam pedir a devolução no aplicativo. O órgão afirma que também é possível contestar o desconto no site meu.inss.gov.br ou pelo número 135.
Na prática, a grande maioria dos idosos precisa pedir ajuda para resolver a situação. Quando há disponibilidade, filhos ou netos, resolvem essas situações, mas nem sempre funciona assim. Em muitos casos, idosos ficam vulneráveis aos golpistas.
Quando ninguém confiável está disponível para ajudar, idosos podem pedir ajuda para um desconhecido e contar com a boa-fé, ou tentar resolver a moda antiga.