O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestades em 17 cidades de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (29).

Conforme o alerta que se estende até às 12 horas, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Há, ainda, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta é para as seguintes cidades: Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Cuidados:

O coordenador Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarineleli, alerta para os cuidados que a população deve ter durante esse alerta, principalmente em áreas de alagamento. “Sempre que estiver em seu veículo, e verificar uma área alagada é importante buscar uma rota alternativa. Nesses locais a água geralmente é suja e acaba escondendo os defeitos da via, e muitas vezes não se verifica a profundidade. É importante ver se a água ultrapassou o meio-fio, caso tenha ultrapassado é importante buscar essa rota alternativa”, disse.

Catarineleli ainda acrescenta que, no caso de tempestades de raios, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores. “Deve-se tomar cuidado onde estacionar os veículos, evitando estacionar próximo à placas grandes, durante a tempestade tirar aparelhos eletrônicos das tomadas, principalmente não usar o celular ligado na energia. A gente sempre orienta a população a não se colocar em situação de risco”, completou.

Para receber alertas da Defesa Civil de MS, basta se cadastrar enviando o CEP da residência por SMS para o número 40199.

Para mais informações junto à Defesa Civil o telefone é 199, e ao Corpo de Bombeiros: 193.

Texto: Subcom
Foto: Saul Schramm