Nesta quarta-feira (8) chegou a Capital, a remessa enviada pelo Ministério da Saúde com mais de 200 mil doses de vacinas Janssen contra COVID-19.

O imunizante chegou no voo da companhia aérea Gol, nesta manhã no aeroporto internacional de Campo Grande. No total, 237.261 pessoas tomaram a dose única em todo Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado deve receber até sexta-feira (10), as 37 mil doses faltantes para o que quantitativo de doses únicas seja alcançado em todo Estado.

De acordo com o Secretario de Estado de Saúde Geraldo Resende, as doses da Janssen serão encaminhadas para a fronteira. “Mas o excedente será distribuído para os demais 66 municípios do Estado. Assim, quem tomou a vacina da Janssen poderá ficar tranquilo, que elas estarão disponíveis em todos os 79 municípios do Estado, atendendo aquelas pessoas que foram contempladas inicialmente com este imunizante”.

Como de praxe, o imunizante vai para Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve/MS). De lá, as equipes da Secretaria de Saúde, iniciam a preparação de separação dos imunizantes para os 79 municípios do Estado, seguindo o Plano Estadual de Distribuição. O início da distribuição ao interior está previsto para acontecer ainda nesta quarta-feira (8).

Referência nacional

Mato Grosso do Sul esteve à frente dos demais estados em relação a tomadas de ações para o enfrentamento à Covid-19, ação que foi destacada por técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) durante avaliação. Além da adoção de medidas não farmacológicas como: uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento físico. O Estado avançou no aproveitamento de doses utilizadas de vacina e no mapeamento genômico tornando-se referência para todo o país.