O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul William Marra Silva Júnior participou, nesta quarta-feira (18/8), da solenidade de entrega da reforma estrutural das instalações do 2º Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Bela Vista/MS.

A reforma faz parte do Projeto de Reestruturação dos Órgãos de Segurança Pública atuantes em Bela Vista (Edital de Chamamento Público nº 01/2021), desenvolvido mediante convênio com a Prefeitura Municipal, que será coordenado pelo Conselho de Segurança Pública do Município e fiscalizado pelo Ministério Público Estadual.

Foram gastos cerca de R$ 50 mil na reforma, visando à melhoria das instalações internas e externas do órgão policial ambiental, que atende aos Municípios de Bela Vista e Caracol, com utilização de recursos provenientes de devolução da Câmara de Vereadores de Bela Vista, referente ao exercício financeiro de 2020, e de aporte da própria Prefeitura.

Também participaram da solenidade, o Comandante da Polícia Militar Ambiental Estadual, Tenente-Coronel José Carlos Rodrigues; o Comandante do Grupamento da Polícia Militar Ambiental (GPMA) de Bela Vista, Subtenente Gilberto Dias Pereira; o Delegado de Polícia Civil de Bela Vista e Caracol, Renato Lima Fazza; o Prefeito Municipal de Caracol, Neco Pagliosa; o Prefeito Municipal de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bela Vista, Johnys Hémory Denis Basso; o Comandante do 10º RCMec, Coronel Bernardo Romão Correa Netto; a Presidente do Conselho de Segurança de Bela Vista, Fabiula Talini Diorio; entre outras autoridades locais.

Para a Presidente do Conselho de Segurança: “É uma gratidão imensa participar de melhorias junto às forças de segurança do município, principalmente, quando sabemos que tais melhorias refletem em toda a comunidade bela-vistense. Hoje, tivemos a reforma junto ao quartel da PMA, que deixou o local adequado e harmônico para o trabalho. Um local de trabalho digno e adequado é direito fundamental garantido constitucionalmente”. Por fim, a Presidente agradeceu a participação da Câmara e da Prefeitura Municipal, asseverando ter sido fundamental.

O Subtenente Pereira, que assumiu o Comando do GPMA em junho de 2020, reforçou que a nova função foi um grande desafio e uma grande responsabilidade. Ele informou que, juntamente com sua equipe, conseguiu zerar as vistorias de diagnóstico ambiental do Nugeo/MPMS (Núcleo de Geotecnologias) solicitadas pela Promotoria de Justiça de Bela Vista. Ao final, agradeceu o apoio de todos os presentes e dos órgãos envolvidos na reforma da sede.

Segundo o Comandante da PMA do Estado: “É uma satisfação encontrar uma instalação reformada e adequada para os Policiais Miliares Ambientais”. O Comandante destacou a importância de trabalhar em parceria junto aos órgãos ambientais, ao Ministério Público Estadual e à sociedade em geral.

 Conforme destaca o Promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, os órgãos de segurança pública do município estão colhendo os frutos do fortalecimento do Conseg, desde o ano de 2017, com a destinação de verbas de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) e de Acordos de Não Persecução Penal para melhorias de infraestrutura, e de destinação de equipamentos como etilômetro e drones. “Agradeço a parceria da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Bela Vista pelo convênio firmado, que reafirma a importância do diálogo institucional”, concluiu o membro do MPMS.

Além da sede da PMA, a Delegacia de Polícia e o Quartel da Polícia Militar de Bela Vista estão com reformas em andamento, com previsão de entrega para o mês de outubro deste ano.

Texto: 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bela Vista – editado por Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS