O acidente de trânsito sempre traz transtorno para os envolvidos, já que ninguém espera ou se prepara para o ocorrido. Essas situações acarretam sempre em atrasos em compromissos ou mudanças na rotina, nem sempre agradáveis. Para facilitar a vida do cidadão envolvido em acidentes, Mato Grosso do Sul conta com o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) online, disponível apenas para acidentes sem vítimas.

O comandante do BPMTran, tenente-coronel Klimpel – Foto: Edemir Rodrigues

Dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) revelam que, desde 2019, ano em que o sistema foi implantado, a população tem buscado cada vez mais o serviço. No último dia de ano, por exemplo, das 264 ocorrências de trânsito registradas entre os dias 20 a 31 de dezembro, 91 foram feitas pela internet, o que representa 34,4% das ocorrências.

“A população já está sabendo como se deve comportar quando houver sinistro de ‘pequena monta’. A sociedade já pode fazer o boletim, da sua residência ou local de trabalho, sem a necessidade da presença da Polícia Militar, in loco. A PM, hoje, em atendimento de sinistros está indo apenas quando existem vítimas”, pontuou o comandante do BPMTran, tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento.

Apesar da boa adesão, muita gente ainda não sabe que o serviço existe, ou não sabe como buscá-lo e é sempre bom estar ciente de quando, onde e como confeccionar um boletim de ocorrências de acidente de trânsito pela internet, sem afetar os compromissos do dia-a-dia.

Para iniciar é importante destacar, novamente, que essa ferramenta está disponível apenas para acidentes de trânsito, sem vítimas. Qualquer um dos envolvidos deve acessar o site da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul(https://www.pm.ms.gov.br/) pelo navegador do computador. O serviço não está disponível pelo celular. Na home page do site da PM, selecione a opção Boletim On-line de Trânsito.

Cadastro no BOAT

Após clicar em “Boletim On-line de Trânsito”, o internauta será direcionado à página do BOAT. Uma tela de recomendações será aberta, é necessário ler com atenção antes de clicar em “Fechar”. Antes de fazer o registro é necessário se cadastrar no sistema, clicando no botão “Entrar”, no canto superior da tela e, posteriormente, em “Não Tenho Cadastro”. Durante o preenchimento, atente-se para os preenchimentos automáticos e siga com atenção. Após preencher os campos, selecione a frase em azul no rodapé da página e, depois, em “Confirmar Leitura”. Depois desses procedimentos, finalize o cadastro e o sistema irá emitir um alerta de “Cadastro Efetuado Com Sucesso”.

O registro

Com o cadastro efetuado, o usuário será reencaminhado à página inicial, e poderá acessar o BOAT com CPF e Senha para a confecção do boletim. Já no sistema, clique na opção “Registrar Acidente de Trânsito”, em destaque. O internauta será direcionado à outra página, leia com atenção os itens e selecione os campos informados. Depois vem a hora de confirmar se o acidente ocorreu em Campo Grande, selecionado a opção “Perímetro Urbano”. Depois disso, será oferecido contatos para esclarecimento de dúvidas referentes ao registro, clique em “OK” e continue. Em outra aba, será confirmado se o fato se trata de acidente sem vítimas, clique em “Não” e prossiga. O sistema irá perguntar para quem está sendo realizado o registro. É hora de confirmar seus dados que aparecerão na página seguinte, clique em prosseguir, existe também a opção de atualizar dados.

O acidente

Essa é a parte de detalhar o acidente. É importante atenta-se para não preencher o campo CEP. Abaixo, coloque as informações do acidente que julgar necessário. Caso não tenha o número da placa do outro veículo envolvido, escreva o motivo. Na página posterior, mantenha sem preencher a parte do CEP e preencha os dados de todos os veículos e condutores que possui, se o condutor fugiu, escola a opção “Sim”, para “Evadido”. Depois de adicionar os veículos, você será direcionado a outra página onde deve informar se algum imóvel foi danificado. O próximo passo é preencher os dados de testemunha e, por fim, o anexo de imagens. Insira até quatro fotos em boa qualidade e enquadramento, e não é permitido o envio de vídeos.

Ao final, será fornecido um resumo da ocorrência, leia com atenção antes de confirmar. O sistema fornecerá um número de protocolo, anote. O boletim será encaminhado para o seu e-mail e a equipe entrará em contato em até dois dias.

Texto: Subcom
Foto destaque: Chico Ribeiro