A chegada de 2022, além de trazer toda aquela esperança de ano novo será marcada pela vigência da fase L7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), cujo principal objetivo é diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Os modelos não adequados às novas normas, só poderão ser produzidos até dezembro 2021, mas terão até março de 2022 para serem faturados.

Modelo Fiat Grand Siena

A chegada do Proconve L7 (ou PL7), foi uma das razões pela qual a Volkswagen optou por encerrar a produção dos modelos Fox, Gol, Voyage e Saveiro com motor 1.6 que devem ser extintos. Na Fiat as vítimas serão Grand Siena, Doblo e Uno enquanto a Chevrolet irá encerrar a vida da dupla Joy e Joy Plus (antigos Onix e Prisma).

Modelo Fox 1.6 EA111

Para modelos oriundos de projetos mais antigos como os citados as marcas optam pelo fim de produção, enquanto que modelos mais novos serão readequados como é o caso do Fiat Mobi, que terá seu motor 1.0 Fire Evo revisado, enquanto Argo e Cronos perdem as versões 1.8 e-Torq.

A próxima fase do Proconve, chamada de L8, está prevista para entrar em vigor em 2025, mas até lá muitos desses motores obsoletos  serão extintos do mercados visando a melhorias das marcas automotivas que buscam melhorias e adequações em prol ao ao meio ambiente.

Texto: Jhony de Souza

Imagens: Divulgação Fiat e Wolkswagen