A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), realizou nesta quarta-feira (30), o lançamento do Programa Municipal de Microcrédito Popular – Programa Avançar. Criado por meio da Lei nº 6.657, de 13 de agosto de 2021 e regulamentada pelo Decreto n°15.070, de 31 de janeiro de 2022, a iniciativa tem por finalidade promover a inclusão social e produtiva, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda entre os empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas e cooperativas, bem como dar condições àqueles que pretendam empreender, por meio da concessão de microcrédito e capacitação empreendedora.

A partir da Lei serão destinados R$ 4 milhões de recursos do tesouro municipal para fomentar o empreendedorismo e, com isso, avançar nas ações para retomada do crescimento econômico local. Ao menos 10% dos recursos do Programa Avançar serão destinados às pessoas físicas ou pessoas jurídicas administradas por negros, pardos, indígenas, mulheres vítimas de violência, LGBTQIA + e pessoas com deficiência.

O microcrédito é considerado um empréstimo de caráter social, inclusivo e orientado, concedido de forma simplificada para fomento e financiamento das atividades produtivas com taxas de juros reduzidas.

Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal, o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad disse que o primeiro passo já foi dado, colocando à disposição os R$ 4 milhões de recursos para os pequenos e micro empresário. “Para o microcrédito acontecer, tem que ter organização e projeto, com fiscalização, monitoramento e uma estrutura da própria administração pública para orientar e coordenar para garantir que esse empreendedor consiga alcançar seus objetivos sem transtornos de dívidas, que muitas vezes podem causar o fechamento do seu empreendimento. Esse planejamento e acompanhamento são muito importantes. A gente abre as portas e as pessoas têm as condições de caminharem com as próprias pernas”.

O diretor-presidente da Funsat Luciano Martins ressalta que o microcrédito será algo transformador, já que Campo Grande está em uma fase de recuperação econômica, portanto fomentar o empreendedorismo é mais um passo nessa retomada do crescimento. “O projeto do microcrédito vai além de uma meta do plano de governo dessa gestão, que é comprometida com todas as ações de combate a pandemia. Uma gestão campeã na cobertura de vacinação, uma gestão conhecida pelo caráter humanitário de todas as suas ações, também pela sinergia e comprometimento das pastas. A Funsat é apenas a unidade gestora do Programa de Microcrédito, e está responsável por administrar esse programa, que eu sei que foi desenvolvido por todos. Nós não temos dúvidas do alcance que esse projeto terá, temos certeza de que o caminho é esse, com responsabilidade e seriedade”.

O Programa Avançar é uma alternativa de crédito simplificado para empreender no Município de Campo Grande, investindo em novas ideias e planos de negócios. Com Capacitação Empreendedora, o programa visa melhoria na gestão financeira, aumento de dividendos e geração de emprego e renda. A gestão também dará apoio ao negócio, para fazer frente aos desafios de empreender. Para isso, o empreendedor contará com o acompanhamento e orientação no pós-crédito. Além disso, o beneficiado terá oportunidades para comercialização dos seus produtos, em feiras e eventos de networking.

A primeira-dama Tatiana Trad falou da importância do programa na vida das pessoas. “Hoje o microcrédito se torna real. Mas lá no início era apenas uma possibilidade, uma conversa entre algumas pessoas da gestão e, aqui, hoje estamos lançando esse programa de maneira segura juridicamente. Não é só simplesmente repassar um valor para as pessoas que têm interesse em empreender, mas é um compromisso sério de que as pessoas precisam de capacitação, acompanhamento e, o mais importante, dar a devida importância ao sonho daquela pessoa para que ela não fique frustrada. Por esse motivo, o programa foi criado de maneira robusta juntamente com a Funsat e Sidagro, que vão acompanhar todo o processo junto com esse empreendedor. Tudo isso foi pensando para que, dessa maneira, a gente consiga atingir o nosso objetivo, que é gerar renda e garantir a dignidade através do trabalho, e assim transformar a vida de muitas pessoas”.

É o caso da cabeleireira Rilda Pereira de Souza, beneficiária do programa de microcrédito da Prefeitura no ano de 2007 e que agora, com a volta do programa, já planeja se inscrever novamente e incrementar ainda mais o salão de beleza. “Quero melhorar ainda mais o espaço. Minha ideia agora é fazer um sobrado e colocar a parte da estética na parte de cima do salão. Esse é um status que vale a pena. A cliente quer um lugar bonito e aconchegante para tirar fotos e postar nas redes sociais, e a Funsat vai me ajudar novamente a ampliar o meu negócio”, conta.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Otávio Trad disse que esse projeto foi visto com carinho pelos vereadores, e que se sente orgulhoso por participar de algo tão importante para recuperação econômica da Capital. “Esse projeto foi cuidado com muito carinho na Câmara dos vereadores, primeiro porque nós entendemos que é um projeto que vem em um momento oportuno de recuperação econômica, segundo porque é uma oportunidade da cidade empreender. Eu fui o relator do projeto que teve apenas uma emenda, então para mim é um grande orgulho estar hoje aqui participando desse lançamento”.

Próximas etapas

A primeira etapa acontece com a abertura das inscrições que estarão disponíveis do dia 18 ao dia 29 de abril pelo site www.participa.campogrande.ms.gov.br. Nesse primeiro momento, 200 pessoas irão participar das próximas etapas. Em caso de dúvidas no preenchimento, o interessado poderá comparecer na Funsat para orientação.

De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo Catyuce de Lima, após o encerramento desse edital de inscrição, a equipe responsável da Funsat irá acompanhar o interessado para o preenchimento do plano de negócio.

“Esse Programa de Microcrédito Orientado tem essa característica de acompanhar e auxiliar esse empreendedor e levar a ele uma capacitação necessária para que ele consiga fortalecer o seu empreendimento. Então, esse grupo do comitê irá analisar o plano de negócio dos inscritos, que vai apontar a viabilidade do negócio e também o quanto o empreendimento vai impactar na economia local. A partir disso começam as capacitações direcionadas principalmente para a gestão financeira, capacidade empreendedora e marketing digital”, explica a coordenadora da Funsat.

Catyuce esclarece ainda que esses cursos serão oferecidos inicialmente pela Sidagro, através da Escola do Empreendedorismo, mas também poderão ser feitas parcerias com instituições que capacitam empreendedores. “Aí sim, após a capacitação esse empreendedor será encaminhado ao banco contratado para liberar o crédito para ele. Então dentro de alguns meses, após essas etapas, teremos os primeiros créditos liberados”, explica ela.