Vinte e dois de setembro. A data que marca o início da primavera no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, conforme a meteorologia, a estação das flores começa oficialmente às 15h21 (de MS) e será marcada pelas altas temperaturas, ventos por vezes acima de 50 km/h e escassez de chuva. Porém, quando houver, serão rápidas e fortes.

Na região sul do estado, o cenário era de inverno no início da manhã desta quarta-feira (22). As temperaturas baixaram na tarde de terça-feira e hoje o tempo amanheceu nublado. Foi preciso tirar os casacos do armário.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, este ‘friozinho’ é por conta de uma frente fria que está nos estados do sul e avança para Mato Grosso do Sul. Porém, a massa de ar quente está mais forte e os dias seguirão quentes.

Primavera

De acordo com o meteorologista, as temperaturas devem ficar acima da média esperada em todo o estado. Cenário bem parecido com os últimos dias, com termômetros beirando ou ultrapassando os 40°C. A diferença, é que a possibilidade de chuva é maior.

Em alguns locais, especialmente nas regiões leste e oeste, as temperaturas máximas podem passar de 41°C diversas vezes. Os mapas meteorológicos apontam tendência de continuar a escassez de chuva em todas as regiões, inclusive com possíveis estiagens.

No extremo sul, sudoeste e sudeste, as chuvas serão mais frequentes, aumentando os volumes que estará abaixo da média, no decorrer do mês.

Naviraí, Amambai, Sete quedas, Mundo Novo e Ponta Porã pode ter falta de chuva abaixo da média com prejuízos para a safra de verão.

Fonte: G1 MS