Os professores municipais, em sua maioria, aderiram à paralisação nesta sexta-feira (11) e muitos pais, ao chegarem às escolas, se depararam com os portões fechados e com aviso: ‘’Hoje, sexta-feira (11), não haverá aula para os alunos. Motivo: paralisação dos professores. Retornamos na segunda-feira dia (14). Atenciosamente direção.’’

A categoria, esta concentrada na sede da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais de Educação Pública) para discutir uma possível greve a partir do dia 17 de março. Em seguida, marcaram uma concentração na prefeitura, às 14h.

No dia anterior, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) alegou que os profissionais que faltassem ao trabalho teriam a falta descontada. Conforme o sindicato, a paralisação foi decidida há uma semana, durante assembleia. Na ocasião, a categoria analisou proposta enviada pela prefeitura, concedendo reajuste de 67% no salário e recusou o texto exigindo, ainda que com os mesmos valores, a derrubada de condicionantes presentes na proposta do executivo municipal. A exigência da categoria não foi aceita pela prefeitura.

Foto: Henrique Arakaki