O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou a convite, na última quinta-feira (19/8), do evento organizado pela União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, destinado a Prefeitos, Vereadores, Secretários, Diretores, Servidores, Assessores Jurídicos, Parlamentares e de Bancada, além de associações e sindicatos ligados à gestão pública.
O Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campo Grande, Humberto Lapa Ferri, representando o MPMS, proferiu a palestra “O papel do Vereador na proteção do patrimônio público e da probidade administrativa”. “Me senti honrado em compartilhar impressões com inúmeros Vereadores integrantes das Câmaras Municipais de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, tratando do papel do Vereador na proteção do patrimônio público e da probidade administrativa. Durante a apresentação realizada, discutimos bastante sobre o trabalho legislativo e fiscalizatório exercido diuturnamente pelas Câmaras Municipais, sobre a necessidade de foco nas políticas públicas voltadas à probidade administrativa e sobre a importância de contar com o auxílio do Tribunal de Contas e dos Controles Internos dos Municípios”, afirmou o Promotor.
Ainda, segundo Lapa Ferri, a palestra apresentada no Seminário Estadual de Vereadores primou por enaltecer o protagonismo dos Vereadores no combate à corrupção nos municípios e a necessidade de aproximação entre o membro do Ministério Público e os integrantes do Poder Legislativo, como ponto fundamental para uma mudança de paradigmas e um enfrentamento efetivo da corrupção e da improbidade administrativa nos municípios brasileiros.
Na sequência foi apresentada a palestra “Modelo de Excelência em Gestão – MEG e sua trajetória em MS”, conduzida pelo Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA), Luiz Carlos Morente, e pelo Secretário Adjunto de Infraestrutura, Pedro Arlei Caravina.
O evento foi encerrado na manhã da sexta-feira (20/8).
Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação
Imagem: Acervo