A partir desta terça-feira (26), crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto também poderão se vacinar contra a Influenza. Estes públicos fazem parte da segunda etapa da campanha que iniciará na semana que vem e está sendo antecipado. 

Estima-se que cerca de 30 mil pessoas façam parte destes três grupos, e a estratégia é vacinar tanto as crianças quanto as mães que vão nas unidades de saúde. “Muitas vezes a mãe é gestante ou acabou de ter bebê e tem que levar o filho mais velho para vacinar, assim ela vai só uma vez até o posto e já se imuniza também”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Além destes três novos públicos, podem se imunizar também os idosos, com 60 anos ou mais, e pessoas que trabalhem na área da saúde – para este grupo, é necessário comprovação de profissão, através de cartão do conselho, ou uma declaração por escrito da empresa onde atua. 

Desde o início da campanha, em 04 de abril, apenas 10% do público alvo recebeu a vacina, totalizando 31.898 doses aplicadas na Capital, número este muito inferior ao registrado em anos anteriores. “Nossa meta é vacinar 95% de cada um dos públicos, e a campanha vai até dia 03 de junho, mas em anos anteriores, estes dois primeiros grupos – de idosos e trabalhadores da saúde – não perdiam tempo e iam se imunizar”, relembra o titular da pasta. 

Para se proteger contra Influenza, basta procurar qualquer uma das 72 unidades de saúde da Capital, uma vez que a vacina está disponível em todas as salas de vacina da cidade. 

Covid-19 

A vacina que previne contra a Covid-19 segue disponível em mais de 40 pontos de imunização nas sete regiões da Capital. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue e disponível para todas as pessoas de 12 anos ou mais e para o público infantil, de 05 anos ou mais.  A criança que tomou a Pfizer pediátrica até o dia 01 de março já está apta a receber a sua segunda dose, assim como aquelas que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 29 de março. 

Quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 31 de março, Coronavac até 29 de março ou a Astrazeneca até 23 de fevereiro já pode receber a segunda dose.  

A terceira dose segue disponível para pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias e pessoas de 12 anos ou mais que tenham as mesmas condições clínicas e que tenham sido vacinadas com a segunda dose até o dia 25 de dezembro.  Vacinados com o Imunizante da Janssen até a mesma também podem tomar a dose de reforço. 

Já a quarta dose está liberada para os seguintes públicos: pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunocomprometimento, desde que tenham tomado a terceira dose até dia 24 de dezembro.